terça-feira, 29 de setembro de 2009

Yves Saint Laurent na Cinemateca de Curitiba


MOSTRA CINEMA E MODA

Serão exibidos quatro filmes de David Teboul sobre a moda e o universo feminino, filmando o mito Yves Saint Laurent e o mundo misterioso que o cerca.

Dia 29, às 16h: Yves Saint Laurent 5, Avenue Marceu 75116 Paris (França, 2002 – 78’) Pela primeira vez Yves Saint Laurent aceitou abrir as portas de sua “casa de costura” para uma equipe de cinema. A câmera de David Teboul nos conduz por uma narrativa às portas fechadas, e à descoberta de um costureiro em um corpo a corpo com o seu universo de trabalho, dedicado à criação desde os croquis até o modelo final.

Às 19h30: Antes da sessão, mesa redonda mediada pela jornalista Kamila Fernandes, com as participações da fotógrafa e programadora visual Cristiane Lemos, da artista plástica paranaense Liane Mestrinho e da jornalista e historiadora Viviane Ribeiro. Yves Saint Laurent – o tempo redescoberto (Yves Saint Laurent, le temps retrouvé - França, 2002 – 78’). Há mais de meio século, Yves Saint-Laurent não parou de ampliar sua influência e imprimir sua marca peculiar na relação que manteve com a moda, as mulheres e a sociedade. Em uma longa entrevista com o realizador do filme, ele comenta grandes momentos de sua infância, de sua adolescência, de sua brilhante carreira e os encontros que marcaram sua vida.

Dia 30, às 16h: Histórias de Elle (Histoires DElle) - França, 2005 – 84’60 anos de celebridades, de conselhos de beleza, de fichas de cozinhas e de... reivindicações. Entre glamour e feminismo, a epopéia da mais popular e famosa revista feminina, em um filme brincalhão, repleto de imagens de arquivo e de cenas fortes interpretadas por atrizes do cinema francês.

Às 19h30: E Elle criou a mulher (Et Elle créa la femme) – França, 2006 – 84’O relato da história do jornal Elle, sua criação, seu percurso em comunhão com o movimento das mulheres, sua presença constante na evolução das modas e das tendências. Imagens de arquivos atravessam o espírito e as modas destes 60 anos e se entrelaçam com entrevistas exclusivas com criadores de moda, atores da história das mulheres e a história do jornal.

Classificação livre para todos os filmes

Versão original com legendas em português
Estarei lá!

domingo, 27 de setembro de 2009

Os Famosos e os Duendes da Morte


É hoje! O lançamento nacional no festival de cinema do Rio de Janeiro do filme de Esmir Filho baseado no livro do escritor Ismael Caneppele "Os famosos e os duendes da morte".
O filme de temática jovem, foi todo filmado no sul do país e é o primeiro longa do diretor que até agora só tinha feito curtas metragens. O filme já participou do festival em Locarno (www.youtube.com/watch?v=Q3p9NO6_j3Y&feature=related).
Só mais uma dica, quem é fã de Bob Dylan vai gostar...

domingo, 20 de setembro de 2009

Show Fernanda Takai











Olha, confeço que fui nesse show só porque ganhei o convite.
Não é meu estilo de música mesmo, ainda mais cantando só Nara Leão, mas vou ter que dizer que gostei. Com direito a cover de Duran Duran, Eurythmics e no biss Rehab da Amy Winehouse.
Tudo com aquele jeitinho meio mineirinho-japinha dela.
Como boa virginiana, Fernanda Takai tem uma postura no palco, por mais que ela tente não ter, toda durinha e sem o mínimo jeito para dança, mas é extremamente carismática e faz aquelas piadas bem típicas dos virginianos.
Conseguiu tirar gritos da platéia de "linda", "beijo", e muitas outras demonstrações calorosas.
Contou que adorou Curitiba e que ao contrário do que dizem os curitibanos foram bem simpáticos, receptivos e que ela até foi parada no sinal, dentro do carro, por um senhor só para contar que ia ao show dela com toda a família. Mais uma demostração de admiração pelo seu trabalho.
As projeções no palco, as luzes, tudo impecável e não posso encerrar esse post sem comentar sobre o vestido dela que era simplesmente lindo! Só acho que na produção ficou faltando um sapato que "ornasse".
Olha, foi bem interessante.

sábado, 19 de setembro de 2009

Bacana e caro: Fashion Rocks no Rio


Fashion Rocks une música e moda em um só evento

"O Rio de Janeiro desbancou cidades como Dubai, Xangai e Bombaim este ano, que também concorriam para sediar o badalado Fashion Rocks. Patrocinado pela Oi, o evento, que acontece pela primeira vez na América Latina, dia 24 de outubro no Jockey Clube do Rio, casa desfiles de top estilistas internacionais e música ao vivo de grandes artistas do pop. O Fashion Rocks traz também novidades como palestras de grandes nomes da moda e da música.Já estão confirmados os estilistas internacionais: Donatella Versace, o queridinho das estrelas - Marc Jacobs, Francisco Costa (Calvin Klein Collection) e Ricardo Tisci (Givenchy), além dos brasileiros Lenny Niemeyer, Alexandre Herchcovitch, André Lima e Lino Ventura.O segmento musical não fica nem um pouco atrás. Apresentam-se a diva pop norte-americana Mariah Carey (foto), o grupo de R&B Pharrell & N*E*R*D, formado por Pharrell Williams, Chad Hugo e o amigo de infância Shay Haley, e Wanessa & Ja Rule, um novo trabalho, mais ambicioso de Wanessa (Camargo) em parceria com Fernando Deeplick, de hits dançantes e canções românticas.O Oi Fashion Rocks será inédito e imperdível para todos que gostam de música e moda.
Os ingressos já estão à venda no site do Livepass e os preços da entrada inteira variam entre 800 e 1400 reais."
Fashion RocksQuando: 24/10/2009
Onde: Jockey Clube Brasileiro - Praça Santos Dumont, 31 - Rio de Janeiro
Quanto: entre R$ 800 e R$ 1400 (inteira)

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Tiny Masters - mais crianças indigo

Gente dois irmãos, de 11 e 13 anos. Eles acharam velhos amplificadores na garagem do avô, ligaram e começaram a gritar, cantar...
Programaram a bateria, ligaram os pedais e começaram a fazer rock!
É muito melhor que muitas bandinhas por aí. Além dos dois serem uma graça.
Eu tive 3 bandas. Nas 3 fui guitarrista, fantasma, e sei o quanto é difícil fazer algum som que realmente seja um som, entende.
Vale a pena dar uma conferida:
http://www.youtube.com/watch?v=I5WSSO-e72I

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Domestic Construction












Essas meninas são o máximo. Elas trabalham com reciclagem de materiais, mas de uma forma super criativa e bacana.
A Domestic Construction <http://www.domestic-construction.com/> faz reciclagem com estilo.
O banheiro com botões de borracha foi feito num café.
Tem o lustre de xícaras de chá, o lustre de secadores de cabelo que elas fizeram para um salão de beleza. A parede é com restos de tecidos cortados em formato de folhas.
Dá uma olhada no site e confere. Vale a pena.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Hoje é o dia Fashion´s Night Out!


Hoje, 10 de setembro é o dia do Fashion´s Night Out. Você e todo mundo que gosta de moda, tem compromisso marcado. A ação, promovida pela Vogue americana, tem a intenção fazer com que as pessoas saiam para gastar em moda. É isso mesmo."Se as pessoas não compram, outras vão perder seus empregos", disse Vera Wang, na coletiva que lançou o evento na Big Apple. A ação visa então combater a recessão e celebrar a força da indústria fashion.
A iniciativa é de Anna Wintor, editora da edição americana da Vogue e foi abraçada por empresários de 14 cidades de três diferentes continentes. Simultaneamente, lojas de Nova York, Madri, São Paulo, Rio de Janeiro, Paris, Moscou, Milão, Pequim, Londres, Berlim, Atenas, Nova Délhi, Tóquio e Taipei ficarão abertas das 18h à meia-noite, promovendo e celebrando a indústria e o comércio da moda.
No Brasil, o evento acontece em São Paulo e no Rio e três estilistas criaram camisetas para a data, Marcelo Sommer, Simone Nunes e Bianca Ranucci.
Bem bacana para os fashionistas de plantão. Eu como no momento não estou em SP vou perder essa...

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Mais Sartorialist...

Esmir Filho e Rafael Wallerius no desfile da Lilla Ka.

Dando uma de Sartorialist


Vi essa menina na Liberdade.
Almoçando no Nandemoya.
Achei ela uma graça com essas asinhas no ombro.

A trilha sonora da viagem

Desfile verão 2010 da Lilla Ka

Dia 2/9, nessa quarta passada, fui ao lançamento da coleção verão 2010 da Lilla Ka (http://www.lillaka.com.br/).
O desfile foi na loja, super simpática e charmosa que fica na Lorena, entre a Augusta e a Haddock Lobo.
As 19h começou o coquetel e o desfile as 20h com dj ao vivo. Tudo impecável.
A inspiração da coleção é do oriente e ocidente vindo assim agregar varias culturas no seu cotidiano. Istambul é a cidade que se faz presente pelas cores, estampas e detalhes como foi explicado no folheto do desfile.
Pantalonas, blusas de seda, macacões, saias , babados, vestidos estampados e lisos, bermudas, sandalinhas, e faixas nos cabelos, tudo muito leve.
Na cartela de cores estão tons fortes como o alaranjado, o rosa, verdes luminosos, neutros como branco, nude, bege, marron, o rosa claro e o amarelo calmo.
Nos tecidos o algodão e linhos, com acabamento acetinado ou extra macio, seda texturizada, viscoses fluidas e malhas com tratamentos diferentes que conferem as peças o efeito desgastado e o devoré.
Gostei bastante dessa coleção.
Vale a pena passar na loja!

Lacroix na FAAP

Até dia 1/11/2009 todos poderão ver os trabalhos de Christian Lacroix no Museu de Arte Brasileira da FAAP em São Paulo (http://www.faap.br/hotsites/hotsite_lacroix/lacroix2.asp).
Para os amantes da moda e teatro.
Na exposição "Trajes de Cena" é possível ver outro lado do estilista. Estão expostos figurinos que Lacroix fez para o teatro, óperas e balés.
Fazem parte da exposição os figurinos das peças de teatro Fedra, Otelo, Os Caprichos de Mariana, as óperas Cinderela (1986, Opéra-Comique), Carmen (1989, Arène de Nîmes); No Théâtre de la Monnaie em Bruxelas: Il Re Pastore (2003), Eliogabalo (2004), A Mulher sem Sombra (2005), Cosi Fan Tutte (2006) e os figurinos dos ballets “can can” para Gaîeté Parisienne (1988, Nova York, American Ballet Theatre); tutus para Les Anges Ternis (1987).
O mais interessante é ver a leitura "moderna" de Lacroix para os trajes de época.
A sala do meio com os tutus é simplesmente de chorar com projeções que Lacroix gosta.
Pena não podermos fotografar. Acho isso uma bobagem.
E na lojínha ainda podemos comprar o catálogo da exposição, postais e coisinhas.
Com direito a brinde do perfume Absynthe do estilista feito exclusivamente para a Avon.
Programa gratuíto e imperdível.

Mais uma vez indo para SP







Novamente na estrada e sim, tenho medo de avião e se puder evito.
Vou de carro ou de ônibus mesmo. Aproveito para ler, ouvir música e relaxar um pouco.
Um dia lindo de sol e céu azul.
Foram apenas dois dias, mas dois dias intensos.
Primeiro uma passadinha na liberdade para almoçar e ver coisinhas. Depois FAAP e Lacroix (comento mais no próximo post). Fim do dia, Rua Augusta e Galeria Ouro Fino.
Uma passagem na Haddock Lobo para comer um pão de queijo e as 19h desfile de lançamento da coleção verão 2010 da Lilla Ka na Lorena.
Jantar com amigos e a cereja do bolo, ir dormir na casa do Dan meu grande amigo de SP e ver a Pipoquinha fofa. No dia seguinte café com Fabi e Pipoca.
As 13h Dan me deixa no metrô da Sumaré e de volta para Curitiba.
Tudo de bom esses dois dias...

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Para quem gosta de cinema e moda - Who Are You Polly Maggoo

Escolhi essa cena, que é a primeira, pois acho sensacional. Nesse filme, francês, de 1966, uma equipe de televisão segue todos os passos de uma top modelo da época a tal Polly Maggoo, interpretada por Dorothy McGowan. Temos ainda no filme uma personagem que é inspirada em Diana Vreeland , editora poderosa da Vogue America e Harper´s Bazaar.

O filme é genial. Pena que não tenha por aqui, então, dá-lhe YouTube.

Ficha técnica:

Qui êtes-vous Polly Maggoo?

França, 1966

Escrito e dirigido por William Klein

Música de Michel Legrand

Newgen de Londres
















Newgen de Londres, assim está sendo chamada a nova geração de criadores de moda de Londres. Foi criada em 1993 pelo Conselho Britânico de Moda para apoiar os novos designers de moda. A New Generation.
Alguns nomes: Peter Pilotto, Mark Fast, House of Holland, Katrantzou Maria e Butler Fred.
Fique atento faltam apenas 10 semanas para o próximo.

Tribo das margens do Rio Omo, África
















Sei que muitos já viram o trabalho dessa tribo mas vale a pena ver de novo.
Vamos aproveitar pois em breve provavelmente eles deixarão de existir.
Arte pura.
As fotos são do fotógrafo Hans Silvesters que ficou fascinado pela beleza das tribos de Surma, Mursi, Hamer e de Kurma, tribos essas que compartilham de um gosto pela pintura corporal e extravagantes decorações naturais.
As tribos de Surma e Mursi do vale do leste de África Omo, mostradas nas imagens acima mostram com graça e elegância decoração tribal corporal e naturalmente fashion.
Estilistas de primeira.
Contemplação à natureza!