sábado, 27 de novembro de 2010

8° Prêmio João Turin de incentivo aos novos designers de moda


Para os estudantes de moda.
Gente, está chegando a deadline para a inscrição no concurso João Turin de incentivo a novos designers de moda. Os trabalhos devem estar na sede da coordenação do Prêmio em Curitiba até dia 2 de dezembro de 2010.
O objetivo do concurso é estimular a pesquisa em temas da cultura paranaense e incentivar o talento de novos profissionais para o mercado da moda.
O tema desse ano é: MINHA CIDADE VIRA MODA e os participantes devem enviar dois croquis, um conceitual e outro funcional ou seja, comercial.
PRÊMIOS:
O 1° lugar: roteiro cultural incluindo Milão (Itália) e Paris (França), como integrante da comissão empresarial organizada pela Fiep atravás do Centro Internacional da Negócios (CIN). Troféu Prêmio João Turin.
O 2° e 3° lugar: placas alusivas a estas colocações no Prêmio João Turin.
A divulgação dos finalistas sai dia 10 de dezembro de 2010.
Mais informações:

Festival Paraty Latino

Dica que recebi da minha amiga Erica de São Paulo. Sensacional, Paraty vai bailar ao som de canções latinas na primeira edição do Festival Internacional de Música Latina. Depois do grande sucesso das duas edições do festival de jazz, a casa de shows paulistana Bourbon Street, com apoio da Prefeitura e do Convention Bureau paratiense realiza, de 3 a 5 de dezembro, a primeira edição do Festival Latino Paraty, que apresentará as várias facetas e ritmos do grande universo da música latina.
Em três noites de shows gratuitos, que acontecerão em um palco montado na Praça da Matriz, o público poderá aproveitar os melhores ritmos, que vão do jazz latino à salsa, dos tangos modernos e tradicionais à música brasileira “latina”, dos sons dançantes do Caribe ao intimismo acústico à la Jorge Drexler.
Entre os destaques da programação musical estão as apresentações de Roberto Fonseca, Otros Aires e João Donato com Paula Morelenbaum.Além dos shows, será possível aproveitar uma programação vespertina, que contará com oficinas gratuitas de música, que serão realizadas em todos os dias do evento, a partir das 17h30, com os professores dançarinos da Cia da Tribo, acompanhados por DJs.
Mais do que contar história, Paraty tem mostrado que sabe – e quer – disseminar cultura. Isso acontece com a realização de eventos como a FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty), Paraty em Foco, Festival Internacional de Cinema de Paraty, Bourbon Festival Paraty e, agora, o Festival Paraty Latino.
E o melhor de tudo é que é gratuíto!
PROGRAMAÇÃO:
SEXTA – 03/12/1021h30 – Yeniel Matos + part. Haydée Milanés23h – Lyra Latina + Deldongo
SÁBADO – 04/12/1020h – Marina de La Riva21h30 – Otros Aires23h – Havana Brasil + Fernando Ferrer
DOMINGO – 05/12/1019h30 – Paula Morelenbaum + João Donato21h – Roberto Fonseca

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Palestra com Marcelo Sommer na Galeria Lúdica - Curitiba

São poucas vagas mas vale a pena tentar ir.
Amanhã, dentro do WorkFashion, evento realizado numa parceria entre o curso de design de moda da Universidade Positivo e a Galeria Lúdica, Marcelo Sommer "Do Estilista", dará uma palestra na Galeria Lúdica em Curitiba e falalrá sobre o seu processo de criação, apresentação de algumas referências, desfiles, mais tempo para perguntas.
Assiti a uma palestra dele no evento Zig Zag realizado pelo Senac em São Paulo durante a SPFW e foi bem interessante. Principalmente para os estudantes de moda.
Informações no site da Galeria Lúdica.

Serviço:
Dia 27 de novembro às 14h30.
Local: Galeria Lúdica Rua Inácio Lustosa, 367.
Inscrição: R$ 80,00 (no local do evento até o dia 25/11).
Apenas 20 vagas.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

São Paulo e shows - 1° Scissor Sisters p/ o Ralf

Gente, estive afastada por 6 dias devido a uma maratona cultural a qual participei intensivamente.
Fui ao Festival Terra, ao Paul McCartney, ao Scissor, vi a peça Rancor em que meu amigo Ismael Caneppele estava atuando (encontramos o José Serra lá), conheci o Bar do Netão (sensacional), conheci um bar muito bacana na Lapa (não me recordo o nome agora, mas coloco em outro post), fui a Bienal, e mais muitas outras coisas.
Esse primeiro post é dedicado ao meu amigo Ralf, que estava no Scissor e que eu não encontrei!!!
Só nos falamos por telefone. Pode?
Ralf, para você:

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Relembrando



Uma banda (coletivo) que eu gosto a muito, mas muito tempo mesmo.
Penguin Cafe Orchestra.
Criada pelo compositor e arranjador britânico, guitarrista de formação clássica Simon Jeffes .
A Penguin Cafe Orchestra gravou e se apresentou por 24 anos até Jeffes morreu de um tumor cerebral em 1997.
Arthur Jeffes 'Penguin Cafe' (2009 em diante)
Em 2009 uma nova banda chamada 'Penguin Cafe' era formado por Arthur Jeffes (b 1978), filho de Simão e Emily Young.

Músicas para relaxar, desenhar, criar:
Telephone and Rubber Band:

Em Wildlife, 10 minutos de sons e imagens:

THE ECSTASY OF DANCING FLEAS

Site oficial:

sábado, 13 de novembro de 2010

Jennifer Collier - Paper Clothing Art

Adoro papel! E essa minha mania por tudo que é feito com o papel me levou a essa artista britânica que faz lindas roupas e sapatinhos de papel.
Alta costura em papel. Sapatinhos, vestidinhos, babadores, luvas, gravatas, bijus... tudo de papel.
Segundo a artista:
"Meu trabalho é muitas vezes inspirado pela literatura. O trabalho é não-funcional e tem como objetivo incentivar as pessoas a especular sobre o valor da natureza. Gosto da idéia de trabalhar com materiais descartáveis orgânicos que são de natureza transitória, imbuindo-os com valor e criando algo intrigante e de grande beleza. "
Dê uma olhada no site dela: http://www.jennifercollier.co.uk
Tudo muito bacana.

Something Borrowed - mais um filme para mulheres?

Ontem eu estava vendo comentários sobre esse filme e resolvi postar aqui.
O livro “Something Borrowed”, ou “O Noivo da Minha Melhor Amiga” em português, de Emily Giffin, foi transformado em filme com lançamento para 2011.
Hilary Swank e Molly Smith compraram os direitos de co-produzir o filme baseado no romance.
“Something Borrowed” conta a história de Rachel White (Ginnifer Goodwin), uma jovem advogada de Manhattan, que sempre fez o papel de “a certinha”, boa filha e batalhadora. No entanto, em sua festa de 30 anos, meio deprimida por não estar casada e rodeada de filhos como achou que estaria a esta altura da vida, acaba indo para cama com Dex (Colin Egglesfield), seu grande amigo da faculdade e atual noivo de sua melhor amiga, Darcy (Kate Hudson). Na manhã seguinte, Rachel promete a si mesma esquecer o que aconteceu e seguir em frente, mas acaba percebendo que seus sentimentos por Dex são fortes demais para simplesmente esquecer e que sua amiga Darcy, que sempre foi o centro das atenções e conseguiu tudo o que quis, talvez não mereça a amizade dela.
Mais uma comédia romântica.
Aguardo pela estréia.
Apenas diversão.
Fotos em ordem:
Capa do Livro "Something Borrowed"
Ginnifer Goodwin, como Rachel White
Colin Egglesfield, como Dex Thaler
Kate Hudson, como Darcy Rhode
John Krasinski, como Ethan

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Luc Tuymans - artista belga

Está acontecendo a primeira retrospectiva nos EUA do trabalho do artista contemporâneo, belga, Luc Tuymans em exibição no Museu de Arte Contemporânea (MCA), Chicago a partir de 2 de outubro de 2010 até 09 de janeiro de 2011.
Resolvi falar dele hoje depois de uma reunião ontem na minha casa em que ficamos conversando sobre a Antuérpia e os novos talentos vindos de lá.
Luc Tuymans (nascido em 1958) é um artista contemporâneo que vive e trabalha em Antuérpia, na Bélgica. Tuymans é considerado um dos pintores mais influentes da atualidade.
Sua assinatura são as pinturas figurativas em transformação .
Seus trabalhos mais conhecidos são sobre o Holocausto, e recentemente tem trabalhado com temas como a história pós-colonial da República Democrática do Congo, a virada dramática dos acontecimentos no mundo após 11/09, e o papel da religião institucional, em um mundo cada vez mais secular. Estas séries têm levado Tuymans a uma investigação sustentada dos reinos do patológico e da conspiração. Por toda parte, ele manteve-se empenhado em representar o irrepresentável, a fim de fazer os espectadores reconhecerem o seu papel como espectadores e muitas vezes não querem cúmplices para a história.
A exposição foi organizada pela SFMOMA e Wexner Center for the Arts, a mostra possui cerca de 75 obras - de 1978 até obras atuais.
Esta retrospectiva tem a co-curadoria de Madeleine Grynsztejn, Pritzker Director do MCA, e Helen Molesworth, curadora-chefe do Instituto de Arte Contemporânea de Boston, e a apresentação de Chicago é coordenada pela MCA Pamela Alper Curadora Associada Julie Rodrigues Widholm.

Museum of Contemporary Art, Chicago
Luc Tuymans
Outubro 2, 2010 – Janeiro 9, 2011
Museum of Contemporary Art, Chicago
220 East Chicago Avenue
Chicago, IL 60611
mcachicago.org

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Minhas Fashionarys chegaram!

Finalmente chegaram minhas Fashionarys! Parecem Moleskines só que de moda.
Sensacional.
A primeira leva esgotou muito rápido e tive que ficar esperando a nova edição o que foi ótimo pois veio a versão masculina.
Para quem ainda não conhece ou ouviu falar, Fashionary é uma mistura de Moleskine com livro de moda. Ele traz páginas com bases para croquis, modelagens básicas, alguns desenhos técnicos, tabela de medida, instruções de manutenção/ lavagem de roupas, informações têxteis, ficha técnica padrão, além de uma lista de designers, eventos de moda mundiais, calendário e lista p/ contatos. Muito bacana! E agora, na versão masculina também.
Conselho: para quem desejar um, entre logo no site e encomende o seu, só tem um pequeno detalhe, eles não entregam no Brasil então, o ideal é fazer como eu fiz, pedi para um conhecido comprar para mim lá nos EUA.

Cat Chow - ART + DESIGN + CRAFT

Eu, na minha constante pesquisa sobre moda, arte, design e artistas interessantes, lendo um livro sobre papel na Fnac uma tarde dessas, me deparei com a sensacional artista contemporânea Cat Chow. Sim, nome de comida para cães, oooppsss, sorry, para gatos.
Uma mistura de arte, design, moda, tudo wearable, totalmente "usável". Ela cria arte de vestir com materiais inusitados, não destinados normalmente a moda, como fitas métricas, resmas de zíperes, cartões de Power Rangers, linhas de pescar, fios telefônicos... Seus trabalhos possuem elementos esculturais que ela expõe nas paredes como a saia circular da foto que apresentada desta forma, a ênfase não está na roupa como um material gasto, mas como um objeto de arte em si para ser olhado e considerado
Sua inspiração: Paco Rabanne, Tom Friedman, Elsa Schiaparelli, e Martin Margiela.
Seu trabalho tem influenciado outros designers e artistas e levado as pessoas a repensar a arte e moda.
Ela mistura tudo que gosto e no myspace dela ( http://www.myspace.com/catchow5 )vejo que temos o mesmo gosto musical também.
Se não me engano, ela faz parte de uma banda punk.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Em São Paulo - edição 2010 do Red Bull House Of Art

Para quem está em São paulo ou vai para lá, como eu, tem até o dia 10 desse mês para visitar.
Nessa edição do Red Bull House of Art o espaço escolhido foi um arranha-céu dos anos 20 em São Paulo.
Dizem que ele é o “avô dos arranha-céus” de São Paulo. Mesmo não sendo oficialmente o primeiro dos inúmeros edifícios da metrópole, o Sampaio Moreira possui valor inestimável para a capital paulista, sendo tombado pelo patrimônio histórico da cidade. Atualmente, o prédio localizado no Vale do Anhangabaú, no Centro, é o endereço de residência artística que reunirá 12 artistas até o mês de dezembro.
Dividida em dois grupos, com seis artistas cada, a edição 2010 do Red Bull House of Art já ocupa dois andares do prédio - o décimo e o décimo-primeiro pisos -; com seis artistas que vivem em São Paulo.
São eles: Adriano Costa, Bhagavan David, Bruno Baptistelli, Deyson Gilbert, Flávia Junqueira e Henrique César (que conheço, irmão do Esmir Filho).
Os visitantes tiveram até agora a oportunidade de acompanhar o processo criativo dos artistas. A residência está aberta ao público, com entrada franca, sempre de quarta a sábado, das 10h às 20h.
Quem for ao Red Bull House of Art poderá conhecer os estúdios, encontrar os participantes que circulam pelos dois andares da residência e conferir uma novidade da edição 2010, a galeria transitória.
Localizada no décimo andar, a galeria transitória funciona como uma incubadora para a exposição que fica em cartaz de 25 de outubro a 30 de novembro. A exposição será o encerramento da residência deste primeiro grupo. Na galeria transitória, os artistas e a curadoria têm a oportunidade de olhar neste espaço os trabalhos em pleno processo de desenvolvimento. Isso significa, por exemplo, montar e desmontar pequenas "exposições" efêmeras, como parte do processo de experimentação.
Palestras e workshops também fazem parte da programação, tudo com entrada franca para o público.

Confira a programação abaixo:
RED BULL HOUSE OF ART 2010
Edifício Sampaio Moreira – Rua Líbero Badaró, 346/10 e 11 andares, Centro.
DE QUARTA A SÁBADO, DAS 10H ÀS 20H - ENTRADA FRANCA
GRUPO 1: Adriano Costa, Bhagavan David, Bruno Baptistelli, Deyson Gilbert, Flávia Junqueira e Henrique César
Residência: de 13/09 a 22/10
Exposição – Grupo 1: em cartaz de 25/10 (segunda) a 30/11 (terça)

As imagens: a primeira é da edição de 2009 e a segunda do 1º grupo de artistas desse ano.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Minas Trend Preview - começou ontem

Ontem a noite (02/11) começou o Minas Trend Preview sob o comando do estilista Ronaldo Fraga e do músico Arnaldo Antunes, a festa de abertura homenageou os 35 anos do Grupo Corpo e contou com um desfile coletivo do inverno 2011, de 28 marcas convidadas pela organização do evento.
Adoro o Ronaldo Fraga e essa mistura de materiais que ele costuma usar. Para a edição deste ano, Fraga apresentou peças com rendas, transparências, cores fortes, babados e misturas de texturas e tecidos. A tendência de vestidos longos com blazer também veio com tudo no desfile.
É a 7ª edição do Minas Trend e o evento reúne as principais marcas, clientes e compradores da região.
Neste e nos demais desfiles que aconteceram até sexta-feira (06/11), último dia do evento, marcas como Mary Design, Patachou, Neon, Samuel Cirnasnsck, UMA, Victor Dzenk, Neon, Cavalera e Fause Haten mostram o preview de suas coleções para o outono/inverno 2011.
O evento acontece entre os dias 2 a 6 de novembro, em Belo Horizonte, Minas Gerais.