segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Ronaldo Fraga - inverno 2011 SPFW

Acabei de assistir o desfile do Ronaldo Fraga no SPFW e como sempre achei sensacional.
Acho que todos os criadores de moda deveriam fazer como ele, buscar referências na nossa cultura, sem signos caricatos. Tento passar isso para meus alunos do curso de moda.
Sua coleção foi inspirada, uma homenagem mesmo, a obra de Athos Bulcão, artista "concretista-abstrato" responsável pelos paineis de ajulejos da nossa capital federal.
Vale aqui um post só sobre ele que morreu devido a complicações do mal de Parkinson do qual sofria. Artista que não assinava as obras para não interferir nas mesmas e que deixava os pedreiros livres para colocar os azulejos na ordem que quisessem.
Voltando ao desfile de Ronaldo, os vestidos eram lindos com cores fortes como o azul forte (apelidado de azul-céu-de-Brasília por Fraga) e o laranja (ou tanjerina, como preferirem).
A cenografia também estavamuito linda com azulejos suspensos com ilustrações de Fraga interagindo com imagens da infância de Bulcão, passando pelo carnaval dos anos 20 no Rio de Janeiro, pela efervescência modernista dos anos 50, até o fim de sua vida, já com doente.
Eu usaria tranquilamente todos os looks, o que é muito difícil acontecer.
A trilha do desfile também, como sempre foi ótima!

sábado, 29 de janeiro de 2011

SPFW Inverno 2011

Começou ontem o maior evento de moda do país, o São Paulo Fashion Week que comemora 15 anos e nessa edição trás Paris Hilton desfilando pela Triton (ontem) e Ashton Kutcher desfilando pela Colcci junto com Alessandra Ambrósio que passa a estrelar as campanhas da marca ao invés de Gisele Bündchen.
No centro da Bienal, 1.500 samambaias forram o teto, formando um jardim suspenso. Todas as paredes do local também foram cobertas com papelão, evidenciando ainda mais o aspecto ecologicamente correto do evento.
No último andar, uma exposição traça uma retrospectiva dos 15 anos de SPFW. Gisele Bündchen, Kate Moss, Letícia Birkheuer e Aline Weber são alguns dos rostos que guiam os visitantes em uma viagem fashion pelo tempo.
Bem interessante.

CONFIRA O LINE-UP DESTA EDIÇÃO:
Sexta 28.01
17h30 – Animale
19h00 – Tufi Duek
20h15 - Samuel Cirnansck
21h30 – Triton
Sábado 29.01
12h30 – Reinaldo Lourenço
14h30 – Ghetz
16h - Alexandre Herchcovitch (feminino)
17h30 – Neon20h – Amapô
21h30 – Ellus

Domingo 30.011
3h – Iódice
16h – Juliana Jabour
17h30 – Cori
19h – Osklen
21h – Colcci

Segunda 31.01
14h – Huis Clos
16h30 – Maria Bonita
18h – Ronaldo Fraga
19h – V.Rom
20h30 – Reserva

Terça 01.02
15h30 – Do Estilista
17h – Ana Salazar
18h30 – FH por Fause Haten
19h30 – Jefferson Kulig
21h – Lino Villaventura

Quarta 02.02
13h – Gloria Coelho
15h30 – João Pimenta
17h – Alexandre Herchcovitch (masculino)
18h30 – Fernanda Yamamoto20h – André Lima
21h30 – Cavalera

Dia de chuva chic!

Em dias de chuva - moda em guarda-chuvas.
Acabei de ver uma repostagem sobre a Pumar. Antiga marca de guarda-chuvas que já lutou para se manter no mercado competindo com os famosos guarda-chuvas chineses de 5 reais.
Para se manter nesse mercado a Pumar investiu em design e ao invés de baixar seus preços resolveu fazer um produto de qualidade e diferenciado.
No Fashion Business 2011 lançou sua marca Maria Pumar de acessórios. No final de janeiro terá uma pronta entrega em Copacabana, no Rio.
A marca terá os coordenados, onde bolsas e sapatos combinam com o guarda-chuva, e também está fabricando opções de luxo, como cristais Swarovski, botões e pedras.
Achei sensacional é meio que o que as Havaianas fizeram com a marca. Trabalharam a marca e transformaram em objeto de desejo.
A marca deveria pensar em Curitiba como opção para ter uma loja de pronta entrega também. Do jeito que chove nessa cidade iria vender muito.
Dá uma olhada:
O site ainda está em construção.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Miss Clara - 2ª Ilustradora

Segue minha lista de ilustradoras.
Adoro esse trabalho.
Miss Clara vive e trabalha em Bordeaux, onde nasceu em junho de 1965.
Ela trabalha o papel com dedos ágeis.
Seu trabalho está representado na França pelo famoso Virginie Illustration Agency
Site:

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A Rede Social - o vencedor do Globo de Ouro

Para quem não teve a oportunidade de ver o filme "A Rede Social" fica aqui a minha dica.
O filme em Curitiba ficou pouco tempo em cartaz e quando eu fui ver ainda era num daqueles horários fantasma. Valeu cada minuto, apesar de que demorei uns segundos para conseguir me "sintonizar" com o que o protagonista estava falando. Bom, nerds da informática.
Adorei o filme que ontem levou o Globo de Ouro de melhor filme de drama.
Para quem ainda não sabe (se é que isso é possível) o filme conta a história da criação do Facebook. A maior rede de relacionamentos do planeta.
Os atores estão ótimos e vale dar uma atenção maior ao Justin Timberlake que está muit bom no papel do criador do Napster.
Sinopse:
Em uma noite de outono em 2003, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), analista de sistemas graduado em Harvard, se senta em seu computador e começa a trabalhar em uma nova ideia. Apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede social Facebook. O sucesso, no entanto, o leva a complicações em sua vida social e profissional.
O filme além de levar o Globo de Ouro de drama ganhou também nas categorias de Melhor Diretor (David Fincher), Melhor Roteiro (Aaron Sorkin) e Melhor Trilha Sonora (Trent Reznor).
A trilha eu adorei!
Ah! Outro filme interessante: "Minhas mães e Meu pai" (The Kids Are All Right) que levou o Globo de Ouro para Melhor Comédia e tem as excelentes Annette Bening (premiada como melhor atriz comédia) e Julianne Moore. Mas esse fica para outro post.

A Rede Social:
título original: (The Social Network)
lançamento: 2010 (EUA)
direção:David Fincher
atores:Jesse Eisenberg, Andrew Garfield, Justin Timberlake, Joseph Mazzello.
duração: 121 min
gênero: Drama

sábado, 15 de janeiro de 2011

Black Swan - Cisne Negro

O filme "Black Swan" com direção de Darren Aronofsky ("O Lutador") é protagonizado por Natalie Portman e me deixou bem curiosa. Foi o filme de abertura do Festival de Veneza em 2010.
O figurino é da Rodarte. Mais um motivo para eu querer ver. Ah! Vale a pena entrar no site da Rodarte que também é bem bacana: http://www.rodarte.net/
Portman, (que ontem ganhou o Globo de Ouro de melhor performance de uma atriz em drama) emagreceu 10 kg para fazer o filme e a Mila Kunis, 9 kg.
Os atores Vincent Cassel, Mila Kunis, Barbara Hershey e Winona Ryder fazem parte do elenco.
A história:
Nina é uma bailarina de Nova York cuja vida gira em torno de sua dança. Quando o diretor Thomas Leroy (Cassel) decide substituir a dançarina principal (Ryder) para a nova temporada de Lago dos Cisnes, Nina se torna sua primeira opção, só que ela tem uma concorrente, uma nova bailarina, Lily (Kunis), também chama a atenção do diretor. O papel requer uma dançarina que possua a inocência e a graça do Cisne Braco e, ao mesmo tempo, a sensualidade e a malícia do Cisne Negro.
Enquanto Nina seria perfeita para viver o cisne branco, Lily é a própria personificação do cisne negro. A rivalidade entre as duas personagens vai se transformar em uma estranha amizade. Vamos ver cenas entre as duas bem "calientes".
Black Swan - Cisne Negro
Gênero: Drama e Suspense
Duração: 107 min.
Origem: Estados Unidos
Estréia 11 de Fevereiro de 2011
Direção: Darren Aronofsky
Roteiro: Mark Heyman e Andres Heinz
Distribuidora: Fox Filmes
Ano: 2010
Veja o trailer:

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

The Baseballs - sucessos com roupagem rockabilly

The Baseballs é uma banda alemã de rock´n roll criada em Berlim no ano de 2007.
Eles na verdade estão populares devido aos covers que fazem dos sucessos.
Dentre eles: "Umbrella" da Rihanna, "Hot n Cold" da Katy Parry, Poker Face da Lady Gaga, e muitas mais do Robbie Willians, Roxette, Emiliana Torrini e até do Snow Patrol.
A fórmula é a seguinte: hits pops em versões a la anos 50/60. Na verdade, até eu reconhecer que eram covers, eu achava que era o Elvis em pessoa cantando, depois claro, ouvindo os mega sucessos como "I Don't feel like Dancin" dos Scissor Sisters em versão rockabilly percebi que se tratava de algo novo meio com cara "vintage".
O álbum foi lançado em 2009 e recebeu em 2010 uma nova edição, com um segundo cd, e algumas novas gravações.
"Hot'n Cold" da Kate Perry ficou com um arranjo muito bacana, com direito a piano estilo Jerry Lee Lewis e coros.
Eles já abriram o show do lendário guitarrista Jeff Beck e eu recomendo dar uma conferida.
The Baseballs - I Don't feel like Dancin:
The Baseballs - Hot N Cold :
The Baseballs - Umbrella - Official:

Ilustradoras que eu gosto: 1ª) Nico

Vou começar pela NICO que quer dizer "sorriso" em japonês.
Ela é de Osaka, Japão e depois de se graduar no curso de arte tralhou num escritório de design e depois, em 2001, se tornou ilustradora freelance.
Ela trabalha não só no Japão mas em outros lugares também. NICO desenha garotas "in a POP way".
Ela trabalha principalmente fazendo capas de discos, anúncios, artigos de papelaria, personagens, pacotes de produtos, etc
Adoro e traço dela.
Site:
http://www.nicopop.net/

sábado, 8 de janeiro de 2011

Fashion Rio - inverno 2011


De 10 a 15 de janeiro - Fashion Rio - Inverno 2011
A 18ª edição da semana de moda carioca abre a temporada do Inverno 2011 no Brasil no Píer Mauá.
Se eu não estivesse de malas na mão para ir a capital portenha com certeza iria para o Rio.
Vai ser necessário muito pique para os fashionistas conseguirem acompanhar a maratona.
Nesta temporada, a cidade sedia dois eventos, o Senac Rio Fashion Business, que acontece de segunda a quinta-feira na Marina da Glória, e o Fashion Rio, que vai de segunda a sábado no Píer Mauá, neste último teremos também o Rio Moda Hype, evento lançador de novos talentos, e o salão de negócios Rio-À-Porter, com direito a desfiles.
O Fashion Business, começa seus amanhã, com as apresentações de Patrícia Viera e Carlos Miele, no Hotel Copacabana Palace, e Victor Dzenk, no Cine Odeon.
Totalizam 61 desfiles.
E ainda termos a programação paralela dos eventos, que reúne palestras exposições e muitas festas. Segue o lineup.
Programação:
10/1/2011 (segunda):
19h - Rio Moda Hype
20h - Rio Moda Hype
11/1/2011 (terça):
18h – Alessa
19h – Filhas de Gaia20h – Melk Z-Da
21h - Patachou
12/1/2011 (quarta):
18h – Acquastudio
19h – Maria Bonita Extra20h – Coven
21h – Giulia Borges
22h – British Colony
13/1/2011 (quinta):
11h – Walter Rodrigues (Instituto Superior de Educação, RJ)
18h – Têca
19h – Totem
20h – Printing
22h - TNG
14/1/2011 (sexta):
11h – Cantão (Parque Lage, RJ)
18h – Coca-Cola Clothing19h – Redley
20 –R Groove 21h – Espaço Fashion
22h – New Order
15/1/2011 (sábado):
18h – Nica Kessler
19h – Oestúdio
20h – Andrea Marques
21h – Lucas Nascimento
22h - Auslander

Escher no Rio de Janeiro - Exposição "O Mundo Mágico de Escher"

O artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher (1898-1972) terá 95 de suas obras exibidas no CCBB do Rio de Janeiro a partir do dia 18 de janeiro.
As obras vem diretamente da coleção do Haags Gemeentemuseum, que mantém o Museu Escher , na Holanda.
A mostra "O mundo mágico de Escher" reunirá entre gravuras originais, desenhos e fac-símiles, incluindo todos os trabalhos mais conhecidos do artista, suas obras mais enigmáticas.
O acervo da coleção do Haags Gemeentemuseum, que mantém o Museu Escher, na cidade de Den Haag, na Holanda.
Eu ja tive a oportunidade de ver de perto as abras desse grande mestre da ilusão de ótica e dos paradoxos e para quem estiver no Rio dar uma passadinha na exposição valerá a pena e também para dar uma andada pelo CCBB do Rio de Janeiro que é bem bacana.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Design - furniture dressed up (movéis vestidos)

A princípio, me pareceu meio estranho, e meio chato de limpar, mas olhando com calma me pareceram também, bem interessantes os "kamkam: dressed up furniture series".
São do estúdio coreano de design: KamKam e o nome já diz tudo, nela os móveis são literalmente vestidos, com “roupas” e decorados com elementos do vestuário, tais como cintos e botões que são usados para fechar as portas do armário. A intenção é combinar roupas e móveis e misturar elementos familiares com ações normais como abotoar um botão.
Bacana.

Site:

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Megan Geckler: spread the ashes of the colors


Megan Geckler é uma artista que mora em Los Angeles e criou essa instalação específicamente para o centro Wexner, em Ohio. Uma instalação arquitetônica, pode-se chamar.
Feita a partir do entrelaçamento de tiras de sinalização de plástico.
O título: 'spread the ashes of the colors' ou seja, "espalhar as cinzas das cores".
Gostei do uso das cores, o título é bem bacana e no vídeo, a música do Arcade Fire.
Dê uma olhada:

Pode ser vista até fevereiro de 2011 no The Wexner Center for the Arts, Columbus, Ohio.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Suh-Sangyoung - estilista sul coreano

Um dia desses eu estava assistindo Creators Project e vi o trabalho desse estilista coreano, o Suh-Sangyoung. Aí fui atrás de mais informações.
"Encontre sua história. Você deve senti-la nos próprios ossos. Conte sua própria história. Aí sim, o público vai se identificar com você". É com essa frase que Sangyoung começa sua entrevista o que já bastou para ter a minha atenção.
Ele ficou conhecido depois do seu revolucionário desfile online que levou o maior provedor da Coria, o Daum, a travar, devido as centenas de milhares de pessoas que acessaram ao mesmo tempo tentando ver o desfile.
Sua marca foi criada em 2002. Sua logo é uma etiqueta em branco para que a pessoa que veste a roupa a preencha.
Ele usa nas suas coleções coisas que podem ser encontradas no cotidiano, como por exemplo, a estampa da sua cortina de banheiro, o assoalho de madeira.
Ele tem um projeto de arte chamado "Size Maker" no qual trabalha em parceria com a artista Haegue Yang que mora na Alemanha, nesse projeto eles trabalham com tamanhos e padrões diferentes dos encontrados no mercado. Para ele, o sistema convensional de tamanhos de roupa, por pequeno, médio e grande, é muito comercial e não serve em ninguém perfeitamente, daí vem a idéia de um padrão diferente com tamanhos alternativos.
Ele também lança cds com coletivas de músicas.
"Se a música e o design fossem humanos, seriam os melhores amigos". Adorei essa frase dele!
A coleção "Synth" de 2005, é inspirada pela música synth pop, Depeche Mode, Spandau Ballet, Duran Duran, ... Nem preciso dizer mais nada.
Na sua coleção "Seul", ele busca as referências da sua adolescência, nada tradicional, mas sim contemporâneo.
Sangyoung não foge das suas raízes coreanas e mesmo assim suas roupas são contemporâneas.
Achei bem bacana.
Local: Seul, Coreia do Sul
Profissão: Estilista
Destaques: “Online Collection”; “Ornament Collection”; “Size Maker”