segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Absolut Mode - Gareth Pugh

E segue a parceria da Absolut com criadores interessantes.
A "Absolut Mode" com o fashion designer Gareth Pugh resultou nessa garrafa super bacana. A inspiração veio de uma peça da coleção primavera/verão 2007 de Gareth.
Já postei aqui no blog algumas coisas sobre Gareth Pugh que eu considero atualmente, um dos designers mais interessantes. Depois da morte de Alexander McQueem acho que ele assumiu o posto de ser criativo independente de qualquer coisa.
Já é meu objeto de deseso. A garrafa, claro.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Curso de extensão em moda na PUCPR - data alterada

"Do sketchbook ao portifólio: caminhos para a apresentação de uma coleção".
O curso será ministrado por mim e terá duração de um mês.
Para os alunos de Design de Moda será ótimo pois serão abordados os passos necessários para se criar uma coleção, desde o sketchbook, ou seja, livro de estudos até a montagem final do portifólio com a coleção criada.
As informações e inscrições podem ser feitas pelo site da PUCPR (https://wwws.pucpr.br/sistemas_s/pucpr/academico/InscricaoExtensao/index.php?eve=8296&ehinternacional=N&idioma=105 ) ou pelo telefone (41) 9191-6004 .
Serviço:
Quando: data reservar por telefone
Horário: Segundas, Quartas e Sextas - das 19h as 22h
Local: PUCPR - CAMPUS CURITIBA - CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
Quem pode participar: Alunos e profissionais da área
Informações: 9191-6004
Número de vagas: 30
Valor: R$ 300,00 (parcelado em 2X)

Últimos dias - Steven Klein no MuBE/SP

Essa é para os amantes da fotografia.

USAnatomy de Steven Klein está no MuBE - Museu Brasileiro da Escultura, até o próximo dia 28.

O fotógrafo é conhecido por ser amigo de Madonna e o preferido das celebridades e registrou com suas lentes grandes personalidades, como Madonna, Angelina Jolie, Justin Timberlake, Britney Spears, David Beckhman, e ainda dirigiu o polêmico Alejandro, clipe de Lady Gaga.

Sobre Steven Klein:

Nasceu em Nova York em 1961. Formado em pintura pela Escola de Design de Rhode Island, tornou-se um dos fotógrafos mais requisitados do mundo ao clicar as campanhas de empresas do porte de Calvin Klein, Dolce & Gabanna, Alexandre McQueen, Nike entre outras.

Celebridades de todas as áreas posam para sua câmera de uma forma como nunca haviam feito para outros fotógrafos: Brad Pitt e Angelina Jolie, Justin Timberlake, Natalie Portman, Elton John, Prince, Tom Ford, Vitoria e David Beckham, Naomi Campbell e ainda modelos brasileiros, como Jesus Luz, Izabel Goulart e Alessandra Ambrósio. Esse trabalho é publicado nas principais revistas do mundo e Klein é amado pelos editores como Anna Wintour da Vogue. Além de colaborar há muito anos na realização de vídeos, shows e fotos de sua amiga Madonna, Steven Klein é o diretor do videoclipe Alejandro, de Lady Gaga, considerado um dos mais polêmicos da atualidade. Seu trabalho já foi mostrado em grandes galerias de arte nas principais cidades do mundo.

Sobre o MuBE:

O Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) desenvolve extensa e diversificada programação cultural, com exposições, cursos, seminários, palestras e recitais de piano. São realizadas, em média, vinte e cinco exposições/ano, abrindo espaço para novos talentos, além de apresentar mostras de artistas renomados, nacionais e internacionais. O Museu recebe, aproximadamente, 150.000 visitantes por ano. As exposições contam com visitas monitoradas para crianças, estudantes, grupos de terceira idade e público em geral.

Serviço:

Exposição – Photoseries – USAnatomy

Local – MuBE – Museu Brasileiro da Escultura – Lobby/ Grande Salão
Endereço – Av. Europa, 218, Jd. Europa
Aberto ao público – de 11 a 28 de agosto

Horário – de terça a domingo, das 10 às 19 horas
Informações – (11) – 2594-2601
Entrada gratuita
www.mube.art.br

(nas fotos: corte no pescoço do namorado de Britney Spears e na anterior rosto de Brad Pitt, Justin Timberlake e Madonna)

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Plus size

O que vocês acharam das modelos plus size semi nuas na Vogue Itália? Ensaio com o nome de "Beleza Verdadeira" foi as bancas e on line, no mês de junho.
Pois é, parece que vai virar moda.
Será?
Em agosto foi a vez da Vogue Austrália fazer seu editorial com a modelo plus size Robyn Lawley, só que dessa vez sem poses sensuais, mas sim com roupas bacanas, de alta-costura, sem o apelo das formas avantajadas da moça. Bom, eu vi as fotos e não achei ela tão plus assim. Não é magérrima, mas é linda mesmo de qualquer forma.
Bom, garanto que os gentlemans de plantão agradecem. Sim, porque homens gostam mesmo é de ter o que pegar.

sábado, 20 de agosto de 2011

Curso de extensão em moda na PUCPR

Gente, estão abertas as inscrições para o curso: "Do sketchbook ao portifólio: caminhos para a apresentação de uma coleção".
O curso será ministrado por mim e terá duração de um mês.
Para os alunos de Design de Moda será ótimo pois serão abordados os passos necessários para se criar uma coleção, desde o sketchbook, ou seja, livro de estudos até a montagem final do portifólio com a coleção criada.
As informações e inscrições podem ser feitas pelo site da PUCPR (https://wwws.pucpr.br/sistemas_s/pucpr/academico/InscricaoExtensao/index.php?eve=8296&ehinternacional=N&idioma=105 ) ou pelo telefone (41) 9191-6004 .
Serviço:
Quando: data ainda a confirmar
Horário: Segundas, Quartas e Sextas - das 19h as 22h
Local: PUCPR - CAMPUS CURITIBA - CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
Quem pode participar: Alunos e profissionais da área
Informações: 9191-6004
Número de vagas: 30
Valor: R$ 300,00 (parcelado em 2X)

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Os londrinos do Circleline: coletivo de design têxtil

Hoje foi falar sobre o coletivo Circleline que esteve no mês de julho em São Paulo e fez uma exposição de alguns trabalhos seus de estamparia promovida pela Cartel 011, loja + estudio + coletivo. Vi ontem uma reportagem sobre eles e lembrei que nunca postei nada aqui no blog sobre seus trabalhos.
Desde pequena adoro estampas, talvez esse tenha sido o motivo para eu vir a estudar e dar aula de moda e o Circleline, que é um coletivo de design que faz estampas, já trabalhou para várias grandes marcas nacionais e internacionais como Alexandre Herchcovitch, Rosa Chá, Cori, Prada, Givenchy, Alexander MacQueen, Kenzo, Diane Fustenberg e outros.
O site deles é bem bacana. Lindos os trabalhos, mas é somente para clientes.
Os dois nomes que estão a frente desse coletivo são Jeremy Somers e Dietmar Voegel, e foi criado em 1997. Foi um dos primeiros estúdios do mundo a trabalhar com a digitalização de processos manuais e é formado por oito designers.
Os dois rapazes não costumam trabalhar com tendências, eles dizem que "eles" criam as tendências. Não olham revistas, nem sites,nem nada que possa vir a interferir na sua criação. Quando viajem fotografam tudo e depois trabalham as imagens manualmente e digitalmente.
Se não conhece vá ao site e dê uma olhada nos trabalhos deles.
Site:
http://www.circlelinedesign.com/

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

De volta após minha imersão no mundo da gastronomia

Estou de volta após uma semana de imersão pelo mundo da gastronomia. Sim, porque gastronomia também é cultura minha gente.
Minha dica nesse post é o livro "Os cadernos de cozinha de Leonardo da Vinci".
Segue a história: "em 1980 foi descoberto o Codex Romanoff ou, para simplificar, os "Cadernos de Cozinha" de Leonardo Da Vinci. Não há, evidentemente, comprovação total de que os registros anotados nesse documento tenham sido produzidos pelo gênio maior do Renascimento. Entretanto, existem vários indícios nos escritos que nos permitem supor que essa relíquia seja autêntica. Entre eles poderíamos citar nomes de personalidades da época com as quais Leonardo teve contato, locais nos quais viveu ou pelos quais passou, hábitos típicos do período renascentista, alimentos próprios da região onde vivia o artista e inventor.
Uma outra informação que nos coloca em sintonia com a descoberta dos "Cadernos" refere-se ao fato de que Da Vinci anotava sistematicamente tudo aquilo que acontecia em sua vida. Mantinha total regularidade em relação a seus apontamentos e tinha como prática detalhar todos os acontecimentos, mesmo aqueles que faziam parte de um cotidiano que a maioria das pessoas parece viver, mas não perceber e saborear.
A partir da descoberta desse precioso arquivo pessoal de Da Vinci está sendo possível perceber que seus conhecimentos avançaram não apenas na área das artes plásticas e da ciência, da engenharia ou da filosofia. Atingiram também as artes da mesa. Essa passagem de Leonardo pela gastronomia foi significativa. Nos legando desde alguns artefatos considerados básicos (e essenciais) na área, como os guardanapos e as tampas de panelas e repercutindo também pelo fato do artista ser vegetariano, numa época em que as carnes eram consideradas essenciais para a composição de uma alimentação farta e um indicativo de posição e status social.
Leonardo não parecia muito interessado em firmar-se dentro desse universo social das elites de Milão e Florença a partir de concessões que lhe fizessem ser reconhecido como parte do grupo. Por isso, pouco parecia se importar com a idéia de que comer carne era como um quesito fundamental para participar desse seleto "clube". Privilegiava os legumes e as verduras por acreditar se tratarem de alimentos mais leves e saudáveis, numa época em que poucas pessoas pareciam se importar com a relação entre alimentação e saúde.
Um outro dado esclarecedor dessa relação de proximidade entre Da Vinci e a Gastronomia refere-se ao fato de que o inventor (em sociedade com o amigo Sandro Botticelli) chegou a abrir um restaurante. Foi um verdadeiro e retumbante fracasso comercial, especialmente pelo fato de que não se serviam pratos com carnes. O estabelecimento, se antecipando em aproximadamente 500 anos, era vegetariano.
Além de trabalhar com verduras e legumes numa época em que as pessoas estavam mais interessadas em saborear um bom e suculento filé, Da Vinci e Botticelli preparavam pratos ornamentados, uma tendência que se celebraria no período contemporâneo, para a qual as pessoas comuns do Renascimento não estavam preparadas.
Outro feito de Leonardo na área gastronômica foi trabalhar como mestre de cerimônias para os banquetes do poderoso Ludovico Sforza, governante da poderosa cidade italiana de Milão. Não tinha como incumbência a organização do cardápio, mesmo por conta de suas preferências vegetarianas, cabendo-lhe ordenar os banquetes quanto aos serviços, os instrumentais utilizados, a programação artística, a ornamentação dos locais onde se realizariam as refeições.
No período renascentista a alimentação tinha o intuito de definir as bases sociais, especialmente na Itália, das poderosas e ricas cidades que controlavam o acesso de especiarias provenientes do Oriente, através do Mar Mediterrâneo. Por isso, as tradicionais e poderosas famílias que reinavam em Florença, Milão, Veneza ou Gênova organizavam suas refeições cotidianas, e especialmente suas grandes recepções, com o intuito de comprovar sua riqueza e seu poder.
Outra informação importante refere-se ao fato de que, a composição básica da alimentação cotidiana era feita com produtos típicos de cada região. Especialmente no que se refere aos alimentos que estragam com maior rapidez. Por isso, os produtos importados do Oriente eram caros demais para o povo e, dificilmente atingiam os pratos daqueles que estivessem longe das cidades (caso da maioria esmagadora da população, que vivia no campo)". (http://www.planetaeducacao.com.br)
A veracidade desses manuscritos são discutidas até hoje. Segundo o professor aposentado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e autor de "A Saga da Comida" (ed. Record), Gabriel Bolaffi: a atual versão impressa origina-se de um texto datilografado que seria a cópia de originais que estariam no museu Hermitage, em São Petersburgo (Rússia). Mas a direção do museu nega a existência de tais manuscritos!
O "Codex Romanoff" não é datado e não se sabe quando teria sido escrito, mas Leonardo morreu em 1519, apenas 27 anos após a descoberta da América. Não teria dado tempo para que tantos ingredientes americanos já estivessem difundidos na Europa e na Itália, como o texto sugere. Nomes de alimentos muitas vezes aparecem trocados ou mesmo errados em muitos textos renascentistas, e, mesmo no presente, há confusões entre línguas.
O milheto, no século 16, foi algumas vezes confundido com o milho, e no presente a chicória, em inglês, é chamada de endívia! Ocorre que do milheto não se faz polenta e, por mais que a difusão do milho tivesse sido rápida -alcançaria a China no final do século 16-, não houve tempo para o preparo de pratos elaborados como a polenta, e ainda por cima a polenta frita, tão frequente nas receitas do livro.
Finalmente, num item da seção "Sobre como se devem dispor à mesa os convidados doentes", há nos manuscritos uma referência aos sifilíticos. Mas esse vocábulo foi cunhado a partir de 1530, data na qual o médico, astrônomo e poeta Gerolamo Francastoro escreveu seu poema "Syphilus", provavelmente depois de 1698.
Ainda assim, embora de autenticidade duvidosa, este livro será interessante para os curiosos sobre a comida da Renascença, posto que as receitas que contém, conquanto não escritas do modo habitual aos mestres cozinheiros da época, são fiéis à comida do tempo.
Então, ficou curioso? Eu tenho o livro e apesar dos ingredientes serem todos muito estranhos é um livro que vale a pena ler, principalmente para os apreciadores da cozinha e também da história na Renascença.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Uma sugestão: Louise Bourgeois no Tomie Ohtake em SP

Mais uma sugestão muito particular. Adoro essa artista francesa que retrata nas suas esculturas a opressão feminina de forma tão interessante.
É a maior individual da artista já feita na América do Sul. Bourgeois é considerada um dos nomes mais emblemáticos d aarte do século XX. A exposição conta com 112 obras, desenhos, objetos, pinturas, esculturas e instalações concebidas de 1942 a 2009. O conjunto constrói um panorama da produção de Louise, artista franco-americana, nascida em Paris em 1911 e falecida no ano passado aos 98 anos em Nova York.
Se você não sabe de quem se trata, uma das obras mais famosas dela, a aranha gigante, está em exposição permanente no Museu de Arte Moderna no Parque do Ibirapuera.
O nome da peça é: Maman , e representa a mãe da artista. Adoro essa escultura. Já fotografei algumas vezes,inclusive deve ter alguma foto dela aqui no blog.
A mostra "Louise Bourgeois: O Retorno do desejo Proibido", está em cartaz até 28 de agosto no Instituto Tomie Ohtake (Av. Faria Lima, 201, Pinheiros, São Paulo. Telefone: (11) 2245-1900. De terça a domingo, das 11h às 20h. Grátis). De lá, a exposição segue para o Rio de Janeiro.
Quem estiver em São Paulo ou for passar pela cidade e se ainda não foi, não perca.