segunda-feira, 23 de abril de 2012

Design - Rocking-2-gether chair







Achei bem interesante essa idéia do designer Paul Knewton.
O projeto foi iniciado em 2011, gerando modelos digitais em 3D.
As quantidades e densidade de CNC moido de bétula podem ser controladas, as formas, espaçamentos e tamanhos também, para diferentes tamanhos de animais e pessoas.
É a combinação perfeita entre modelagem digital e fabricação digital.
Isso que é sensacional no design, pegar uma idéia simples e transformar em algo bacana e útil.
Quero uma para mim...  

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Semana de Moda de Curitiba - Labmoda



Ontem, dia 19/04, fui ao primeiro dia da 3ª edição da Semana de Moda de Curitiba. Ainda bem modesta, para quem já teve a oportunidade de estar nas grandes semanas de moda do país  como SPFW e Fashion Rio, mas agora em parceria também com o Museu Oscar Niemeyer, tem tudo para se tornar um evento de porte na área da moda. 
A idéia que mais achei interessante foi a venda de ingressos. Na compra de um igresso, você ganha um voucher que dá direito a comprar no showroom e assim os valores das vendas são revertidos para os próprios estilistas e criadores. Ou seja, é um sistema de trocas. 
Acho que todas as Semanas de Moda deveriam ter pelo menos uma parte dos ingressos a venda. Seria bem mais democrático.
Com a feira os consumidores podem adquirir algumas das peças que viram e se interessaram nos desfiles e nos intervalos acontecem shows com bandas curitibanas. 
Então, quem sabe essa não é a luz que o mercado de moda regional não estava precisando e também,  um primeiro passo para a proficionalização e visibilidade dos criadores da cidade.
Serviço:
Semana de Moda de Curitiba de 16 a 22 de abril de 2012.
Ingressos: R$ 10,00 
Mais informações: Labmoda

domingo, 15 de abril de 2012

Um pouco de arte - Lucian Freud

Berlinense naturalizado britânico, Lucian era neto do pai da psicanalize, Sigmund Freud.
Em suas pinturas figurativas foram identificados movimentos como o realismo, o expressionismo e o surrealismo. Suas pinturas trazem uma grande carga dramática, as pinceladas são marcadas, realmente impressionante.
Perdemos esse grande artista em julho do ano passado, aos 88 anos.
A National Portrait Gallery de Londres, está exibindo até dia 27/05, 130 quadros do artista, alguns inéditos.
Eu gostaría muito de ver essa exposição.
Gosta de arte? Não conhece Lucian? Então pesquise, pois foi um dos grandes artistas do nosso tempo.
Mais informações sobre a exposição: National Portrait Gallery

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Ainda não foi? Pois você tem até o dia 27/05 para ir. Let´s Rock!


A maior exposição sobre o rock na américa latina está a contecendo em São Paulo desde o dia 04 desse mês.
De 04 de abril a 27 de maio a Oca, no Parque Ibirapuera, estará recebendo a "Let´s Rock: a exposição". Com fotografias, imagens, discos, roupas, instrumentos musicais, workshops e apresentações.
Você poderá acompanhar as últimas seis décadas desse gênero que agrada a muitos. De Elvis, passando por Beatles, Rolling Stones, U2, Sonic Youth, White Stripes, Os Mutantes, Raul Seixas a Cazuza, e muito mais.
Bob Gruen que é responsável por várias fotos de roqueiros famosos, está expondo seus trabalhos também. Gruen veio a abertura da exposição e até deu uma palestra. Vi a exposição dele na FAAP e achei sensacional! Tenho até hoje na minha geladeira o flyer dessa exposição que é a famosa foto do Sid Vicius comendo.
Se você é um amante do gênero como eu, esse é um programa imperdível!
Quando eu voltar, comento mais e posto as fotos.
Os ingressos custam R$ 20,00.

Programação disponível no site oficial do evento:

08/04 (15h) : '6 h de Austin City Limits' – documentário sobre o importante festival americano.

10/04 (15h) : Workshop de guitarra com Mozart Mello

11/04 (15h) : 'Botinada' – documentário sobre o punk brasileiro dirigido por Gastão Moreira.

12/04 (15h) : mesa redonda sobre TVs musicais com representantes da MTV, Mix Tv, Play tv e VH1.
13/04 (15h) : 'LoudQUIETLloud' – documentário sobre a reunião do Pixies, uma das bandas mais importantes do rock alternativo.

14/04 (15h) : Documentário 'Chico Science: 15 Anos Depois'.

15/04 (15h) : 6 horas de documentário do Rock'n roll Hall of Fame.

17/04 (15h) : 'John & Yoko – Year of Peace'

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Damien Hirst em Londres

Desde o dia 04 deste mês está em cartaz na Tate Modern a retrospectiva de Damien Hirst.
Se você não sabe de quem estou falando ou não se lembra, esse é aquele artista plástico dos bichos fatiados, vacas, tubarões, preservados em formaldeído.
Mais polêmico e controverso do que talvez qualquer outra coisa (opinião muito pessoal), Damien Hirst já está milionário. Algumas de suas obras alcançaram valores altíssimos nas vendas.
A obra intitulada "Pelo amor da Deus", um crânio com mais de 8 mil diamantes incrustrados, foi vendida por 100 milhões de dólares em 2007!!! Foi o valor mais alto pago pela obra de um artista vivo, até a data.
A retrospectiva é dedicada aos 25 anos de carreira de Damien. É a maior exposição dele já feita e conta com seus trabalhos mais conhecidos, incluindo o famoso 'The Physical Impossibility of Death in the Mind of Someone Living" de 1991, a gaiola suspensa com o tubarão preservado.
O tema central dos seus trabalhos é a morte. Uma obra bastante conhecida também é a da vaca e do touro flutuando em formol.
Um pouco da biografia dele:

"Durante os anos da década de 1990 constituiu-se como líder dos "Young British Artists" (ou YBAs), Jovens Artistas Britânicos, dominando a arte britânica durante essa década e sendo amplamente conhecido internacionalmente. No início da sua carreira esteve muito ligado ao importante coleccionador Charles Saatchi, que foi responsável pelo seu enorme e rápido êxito com um muito dirigido trabalho de marketing. Em 2003 a relação rompeu-se completamente por grandes desavenças entre ambos.

O Sunday Times calculou a sua fortuna em cerca de 364 milhões de dólares (261 milhões de euros)" - Wikipédia

Vejam que o texto diz "rápido êxito com um muito dirigido trabalho de marketing". Gente, o cara é um cavador de $$$. Ele tem uma fortuna avaliada em 215 milhões de libras.

A exposição vai até dia 09 de setembro.
Mais detalhes: Tate Modern

domingo, 8 de abril de 2012

Mais um pouco de História da Moda - Década de 20

Um breve resumo da Década de 20 ou "Os anos Loucos" e a Idade do Ouro para o cinema.
O mundo tinha saído da Primeira Guerra Mundial e durante a década de 10 tivemos movimentos artísticos e literários como Cubismo, Expressionismo, Dadaísmo e Futurismo e apesar da Guerra, o período foi marcado pelo estilo extravagente.
Já na década de 20 tivemos a continuação desse comportamento extravagante que veio refletir no comportamento das mulheres, principalmente. Elas podiam fumar em público, dirigir, sair para dançar o charleston, o foxtrot e o jazz. Foi uma década revolucionária, de inovação, os famosos "Anos Loucos".
Na moda, foi a consolidação das mudanças que começaram na década de 10. A palavra de ordem éra "o novo" e a palavra chava o "funcionalismo", a simplificação.
As mulheres continuaram trabalhando mas agora, com direito a diversão. E as baínhas foram subindo. Já era possível ver os tornozelos das mulheres e pela primeira vez na história, desde a Pré-História os joelhos estavam a vista. Pernas a mostra!
O uso de meias de cor natural virou um costume. A cintura deslocou para o quadril a famosa cintura baixa ou quadril baixo. As mulheres conquistaram a liberdade de movimento se livrando dos espartilhos.
A década de vinte foi considerada a década de Coco Chanel, com seus cortes retos, capas, cardigãns, blazers, colares comprinos, boinas e os inesquecíveis colares longos e de pérolas.
Outro nome importante da década foi o do estilista Jean Patou, estilista francês que teve grande destaque no sportswear e roupas de banho. Patou também criou vestidos para famosas atrizes do cinema.
As roupas foram feitas seguiindo a linha geométrica e as jóias "semi-preciosas" eram um must. Outra estilista que continuou a acontecer foi Madame Vionnet e seus maravilhosos vestidos transpassados, seu corte em viés e suas franjas.
Não podemos esquecer que Paul Poiret tinha dado o ponta pé inicial para isso tudo aocntecer já na década anterior e que foi ele o resposável pela libertação da mulher quando tirou o espartilho dos guarda roupas femininos. Poiret segue pela década de 20, criando até sua falência total.
E temos a Arte Déco. O Estilo Déco e a negação curvilínea, privilégio da forma geométrica nos objetos, roupas e jóias.
A negação da forma foi tão grande que as mulheres usavam achatadores de seios e usavam anáguas e combinações. As mulheres cultivavam o aspecto andrógino.
Temos o desaparecimento da diferenciação social pelas roupas é a "uniformização do estilo". O que diferenciava as classes eram os preços das roupas e a qualidade dos tecidos.
Na maquiagem o uso obrigatório era do pó-de-arroz, batom vermelho, cílios e cabelo curto "à la garçonne" que significa "a maneira dos meninos". O formato da boca: de coração.
O uso do chapéu cloche (forma de sino) era uma das marcas registradas da década.
O salto do sapato era carretel.
Para a moda masculina: o sapato bicolor, o chapeu coco, as calças knickerbockers (esportivas de golfe), tecido príncipe de Gales e smocking eram a pedida.
O cinema foi o grande difusor da moda e do comportamento da década. Tivemos Greta Garbo, Glória Swanson, Josephine Baker Rodolfo Valentino, Antonio Moreno, e muitos outros atores que marcaram os anos 20.
Foi realmente uma década importante. Se você não conhece bem, dê uma pesquisada pois até hoje temos releituras de peças dessa década. Eu, particularmente, acho a mais importante para a história da emancipação feminina.

domingo, 1 de abril de 2012

Site bacana: Derek Ridgers

Derek Ridgers é um daqueles fotógrafos que eu gostaría de ter sido. Fotógrafo dos "outsiders". Esteve em vários shows e fotografou muita gente que eu gostaría de ter fotografado. O cara viu o show dos Stones no Hyde Park em 69, dois dias após a morte do Brian Jones. Foi colega de Freddie Mercury na Ealing School of Art. O primeiro show ao vivo que viu foi de Jimi Hendrix e viu o único concerto dos The Doors no Reino Unido. Sensacional.
Não vou escrever toda a vida dele pois é só dar uma lida no: wikipedia.org/wiki/Derek_Ridgers
No seu site você pode até comprar cópias de fotos.
Você vai no Buy prints e as categorias são separadas por:
. Portraits (retratos) : inclusive tem uma foto do Alan Rickman de 1985, muito legal.
. Bands (bandas): ele é muito 80´s. Tem fotos das Bananarama em 1982. Primal Scream, Pet Shop Boys, REM, Robert Smith e The Cure, Ramones, Sonic Youth, Cramps, Sigue Sigue Sputnik!!! Interpol em 2003...
. Documentary: nessa seção temos os New Romantics, Punks, Skinheads, Street Portratis, Nightclub Portraits e Others.
. Live (shows): Adan and The Ants!!! E muitos outros.
. Festivals (festivais): muita coisa bacana, muita gente louca.
. Other (outros): só vendo.
Se você tiver um pouco de bala na agulha poderá comprar uma cópia de algumas fotos.
Esses são os tamânhos e preços disponíveis:
12 X 16 = $ 465,00
20 X 16 = $ 625,00
Dá uma olhada no site e divirta-se: Derek Ridgers.com