segunda-feira, 16 de março de 2015

Revelando o Acervo no Pátio Batel

Galeria InterARTividade

Revelando o Acervo é o nome do projeto que o Pátio Batel em Curitiba, nos trás e que está disponível ao publico desde o último dia 13.
No dia 12, eu tive o prazer de participar de um brunch para a imprensa lá no Pátio e pudemos nos inteirar do projeto e fazer o passeio guiado com o artista Tom Lisboa que foi o curador dessa iniciativa tão bacana.
A ideia é despertar a sensibilidade das pessoas para as artes. Desvincular a ideia de que shopping só serve para compras e consumo.  A linha curatorial é contemporaneidade e sustentabilidade.
No Revelando o Acervo o público vai poder agendar visitas guiadas passando pelas obras de arte e de design de 9 artistas que compõem esse acervo. São eles: Artur Lesher, Gio Soifer, Guita Soifer, Klaus Schneider, Hugo França, Martin Ogolfer, Monica Carvalho, Sergio Rodrigues e Willian Santos.
Ações integradas: galeria com a concentração das obras, intervenções nos corredores com apresentações individuais e visitas guiadas com a promoção de ações educacionais para o público.
O percurso é de 50 minutos e conta com obras representativas dos artistas. Perto de cada obra existe um display com postais e currículos dos mesmos. 
Bem bacana essa iniciativa. Vale conferir.
Ah! O Pátio conta com bicicletário e chuveiros para quem optar por esse meio de transporte.
Quer saber mais? Segue o release do projeto Revelando o Acervo:
Revelando o acervo
Visitas guiadas, grandes obras de arte, muita cultura e intervenções fazem parte da experiência do Pátio Batel

Desde o início do seu projeto, o Pátio Batel fez questão de ir além e oferecer opções onde entretenimento, cultura e lazer teriam o mesmo peso de compras em seu pilar. E foi justamente com esse intuito que hoje todos os clientes e visitantes podem viver algo novo e que valoriza ainda mais a visita ao empreendimento mais charmoso da cidade.
Obras de arte foram inseridas cuidadosamente na decoração do mall e a partir de 13 de março, o Pátio Batel oferecerá visitas guiadas, onde todos poderão conhecer detalhes e a história das principais peças que fazem parte do acervo do mais inovador shopping do estado. As visitas acontecerão por meio de agendamento prévio e então monitores capacitados especialmente para o projeto acompanharão o visitante e explicarão detalhes, curiosidades e características das obras que já fazem parte do dia a dia do grande centro de compras.
“O Pátio Batel é planejado para ser um espaço que vai muito além das compras, já que atualmente sabemos que a atitude de comprar é baseada em vários aspectos que envolvem produtos, sensações e experiências. É isso que buscamos oferecer, um ambiente receptivo, pulsante e que se renova constantemente, com diversidade de opções e propício para realização de sonhos. Trabalhar com o tangível em harmonia com características subjetivas é desafiador e nos motiva”, diz Gabriella Borges Fortes, gerente de marketing do Pátio Batel.
Esta primeira mostra, intitulada “Revelando o Acervo”, tem a curadoria do artista paranaense Tom Lisboa e em aproximadamente 45 minutos pode-se percorrer cerca de 70% delas com a monitoria especializada.
Para o tour, foram selecionadas algumas obras de oito artistas com características marcantes e diferentes que vale a pena conhecer. Guita Soifer, por exemplo, trabalha com gravura, pintura, desenho, fotografia e vídeo-arte. Gio Soifer, fotógrafa e artista plástica, desde muito cedo sempre esteve envolvida com delicados fragmentos artísticos. Monica Carvalho, Klaus Schneider e Hugo França acham suas inspirações e matéria prima na natureza.
Artur Lescher é marcante na arte contemporânea brasileira com instalações, esculturas e objetos que ocupam espaços com força e fluidez. Já Sergio Rodrigues, designer mundialmente conhecido, soube como ninguém transformar suas inquietações em obras reveladoras da cultura brasileira.
O austríaco Martin Ogolfer também tem suas obras no Pátio Batel. Graduado pela renomada School of Visual Arts, trabalhou como Diretor de Arte em editoras e gravadoras, como a Penguin Books e a Atlantic Records. A partir de 1994, teve suas fotos publicadas em capas de discos (de artistas como Led Zeppelin e Bush), além de livros e revistas internacionais de design e fotografia. O paranaense Willian Santos tem características intrínsecas em seus trabalhos com diferentes linguagens em um processo constante e autoprovocativo.
A cultura é um dos pilares do Pátio Batel, e tem na Galeria de InterARTividade, no piso L3 sua tangibilização. Um projeto genuíno e o primeiro dentro de um shopping center brasileiro, nesta mostra ela será totalmente destinada à interação dos visitantes com as obras do mall e que contará com um jogo de perguntas e respostas e jogo da memória onde os visitantes poderão se divertir e testar seus conhecimentos. Nela também poderá ser visto um vídeo que conta mais sobre as obras e os autores da exposição.
Serviço:
Revelando o Acervo: Pátio Batel, um lugar para viver a cultura e sentir a arte
Entrada gratuita
Horário de atendimento: De segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos das 14h às 20h
Local: Pátio Batel - Avenida do Batel, 1.868
Informações e agendamento: (41) 3091 8370 ou galeria@patiobatel.com.br.

segunda-feira, 9 de março de 2015

Retrospectiva de Jeanne Lanvin em Paris







Começou ontem em Paris a mostra retrospectiva da estilista francesa Jeanne Lanvin. A sua marca é uma das mais antigas ainda na ativa em Paris, fez aniversário de 125 anos no ano passado. Jeanne começou me  1885 como chapeleira em em 1889 abriu a sua primeira loja. 
Quem teve aula comigo de História da Indumentária sabe a importância dessa mulher para a moda. Lanvin foi um adas primeiras a trabalhar com vários segmentos dentro da marca, como uma linha infantil, uma esportiva  até a perfumaria. A sua logo marca é um desenho  estilizado dela e da sua filha.  
A exposição conta com 100 peças, desenhos e fotografias e vai até 23/08 de 2015. A exposição acontece no museu da moda de Paris o The Palais Galliera.
O estilista atual da casa, Albert Elbaz, foi o responsável pela montagem e curadoria da mostra.
Imperdível!!!
Serviço:
“Jeanne Lanvin” au Palais Galliera à Paris, de 8 março a 23 agosto 2015
Palais Galliera, Musée de la mode de Paris
10, Avenue Pierre 1er de Serbie – 75016
Telefone: 01 56 52 86 00
Metro 9 (Iéna ou Alma-Marceau), Metro 6 (Boissière), RER C (Pont de l’Alma)
Tarifas: Plein 9 € l Réduit 6 € l Gratuit – de 18 ans
Horários :
De terça à domingo de 10h à 18h
Noturno às quintas até  21h
Fechado segundas e feriados

quarta-feira, 4 de março de 2015

Arte Urbana, Vhills, Films of Innocence, U2.


Lançado em dezembro do ano passado o Films Of Innocence faz parte do pacote que a banda irlandesa U2 fez em parceria com a Apple para lançar seu álbum Songs Of Innocence, ou seja, está a venda no iTunes.                                                                                  O filme trás os trabalhos de 11 dos mais aclamados artistas urbanos atuais. Cada um criou um mini clip para uma música do novo álbum da banda. São filmes de arte inspirados no Songs Of Innocence. A street art é democrática e se insere no nosso cotidiano, dialoga com a cidade, nos aproxima da arte. Eu acho sensacional. Os artistas são: Vhils ou Alexandre Farto, artista português de 27 anos que eu adoro e até já fiz um post sobre ele aqui no blog. Oliver Jeffers, Robin Rhode, Mode 2, D*Face, Chloe Early, Ganzeer, Maser, ROA, DALeast e Todd Jeames. Dá olhada no trailer do filme:  
"11 dos mais aclamados artistas urbanos do mundo desvendam seus trabalhos por meio de uma coleção de filmes de arte, inspirados em 'Songs Of Innocence' do U2. Levando os murais políticos da Irlanda do Norte como ponto de referência, o U2 foi pioneiro no projeto para celebrar o poder democrático original da arte urbana. Oliver Jeffers, Robin Rhode, D*Face, Mode 2, Chloe Early, Ganzeer, Vhils, Maser, ROA, DALeast e Todd James compõem este projeto global de grupo multidisciplinar. Escolhidos por sua indiscutível capacidade de capturar a imaginação dos seus públicos, os artistas receberam total liberdade criativa para mostrar suas respostas pessoais a música do U2, através de uma série de parte animação, parte filmes live-action. O resultado é uma exposição emocionante da diversidade na abordagem, estilo e comentário. Poderosa e consciente, suas obras escalam o globo, brincam com o tempo e tecem entre realidade aumentada e cenários de sonhos animados. Unidos pela primeira vez no filme, os onze artistas internacionais tiveram seus trabalhos levados das ruas para a tela. Estas obras originais de arte em video transpõem suas visões do físico para o digital e são coletadas aqui juntas como um contra-ponto visual para o álbum, um conjunto de filmes originais e atraentes para 'Films Of Innocence' ".
Jefferson Hack é o diretor e Lois Newcombe o produtor do filme.