segunda-feira, 28 de junho de 2010

hoof shoes

Eu estava vendo algumas fotos e lendo sobre os trabalhos da Jenny Holzer em keds e de outros artistas em sapatos e me deparei (de novo) com os "hoof shoes".
Arte? Extravagância, teatralidade e, um desafio ao bom gosto.
O mundo da moda tem dessas coisas, e quando um objeto é decretado um "it item" todos saem adquirindo o seu.
Bom, desse, eu estou fora.
Primeira foto: 'vegas girl' by german artist iris schieferstein, 2009
Segunda foto: alexander mc queen's 'titanic ballerina'- summer 2010 shoe collection
Terceira foto: mcqueen's hoofs - spring and summer 2010 shoe collection
Quarta foto: martin margiela 'split' or hoof shoes that he makes every season
Quinta foto: A/W 09 collection by antwerp based a. f. vandevorst

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Cadeira Gaudi do Studio Geenen


Cadeira "Gaudi" do Geenen estúdio holandês, que foi criado em 2009.
No design desse projeto foi utilizado o mesmo método empregado por Antoni Gaudi, em que modelos suspensos de cadeias de cabeça para baixo mostraram-lhe uma forma mais forte para suas igrejas. Além disso, para ser capaz de determinar a estrutura do encosto da cadeira, foi utilizado um software.
O roteiro foi baseado em três etapas: a primeira distribuição de forças ao longo da superfície da cadeira, segunda a direção das forças definiu a posição das costelas e, finalmente, a quantidade de força especificada a altura de uma costela.
Materiais e técnicas foram escolhidos para criar uma cadeira e leve. A superfície é feita de fibra de carbono, os reforços são feitos de nylon com fibra de vidro, fundido por sinterização seletiva a laser.
Sensacional,não?
Fonte Designboom

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Fotos de Mert Alas & Marcus Piggot para a campanha da DSquared2

Fotos lindas da dupla de fotógrafos Mert Alas & Marcus Piggot para a última campanha da DSquare2.
Super sexual e erótica. Fria mas com clima.
A direção de arte foi assinada pelo brasileiro Giovanni Bianco.

domingo, 20 de junho de 2010

Joanna Newsom - mais uma voz feminina?


Joanna só tem 28 anos mas já gravou 3 discos desde 2004.
Americana, de Nevada, ela é cantora, compositora, pianista e harpista. Influenciada pelo estilo polimétrico de tocar utilizado pelos instrumentistas da África Ocidental que utilizam o kora (um tipo de instrumento de corda ). Daí veio seu método de quatro batidas contra três – o que a faz ter uma forma diferente de tocar o instrumento.Com uma voz quase que infantil, Joana canta letras densas que misturam o inglês arcaico com as gírias contemporaneas. Seu último album possui arranjos sutis, melodias limpidas.
Voz de criança (meio Malu Magalhães), mas ela não é o tipo óbvio de artista. Ela se fecha no seu mundo e, por isso, seu trabalho exige tempo de assimilação – a cada audição de seus discos, eles crescem e se desenvolvem. Amiga de Devendra Banhart (um dos membros mais proeminentes do movimento moderno do folk psicodélico - freak folk ou psych folk), do qual também fariam parte Animal Collective e Sufjan Stevens, entre outros.
Ela não gosta de ser chamada de cantora folclórica.
Para quem gosta de rótulos, podem rotula-la de indie, até surgir outro mais adequado.
No início achei estranho, depois de ouvir mais, gostei. Bom, tinha que ser amiga do Devendra, que eu adoro.
Esse vídeo é fofo.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Finalmente a estréia em Curitiba do filme "Os Famosos e os Duendes da Morte"


Finalmente acontece a estréia do filme Os Famosos e os Duendes da Morte em Curitiba.
Eu assisti a sessão de lançamento em São Paulo no ano passado e fica aqui a minha indicação. Não percam pois é um filme que retrata um Brasil diferente do que estamos acostumados a ver nos cinemas. É o Brasil do sul, e a luz no sul do país é outra.
Ano de lançamento: 2010
Gênero: Drama, Cinema nacional
Diretor (s): Esmir Filho
Roteirista (s): Esmir Filho e Ismael Caneppele
Produzido por: Sara Silveira e Maria Ionescu
Elenco: Henrique Larré (Mr. Tambourine Man), Ismael Caneppele (Julian), Tuane Eggers (Garota), Samuel Reginatto (Diego), Áurea Baptista (Mãe) e Adriana Seiffert (Mãe de Paulinho)
Estreia no Brasil: 02/04/2010 em outras praças. No Paraná: 18/06/2010
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 16 anos
Duração: 101 minutos
Sinopse: Baseado no livro homônimo de Ismael Caneppele, o filme conta a história de uma cidade em que cada um de seus habitantes sonha em segredo. O menino sem nome conhece a garota sem pernas, que lhe mostra um mundo no qual ele embarca como alguém que nunca mais deseja voltar à realidade. Para o menino, a vida virtual é a única verdade. Mas a garota parte para outro mundo, deixando imortalizada sua história em vídeos e fotos na internet. A partida da única pessoa da cidade com quem ele se identifica deixa o menino ainda mais sozinho. Guiado pela música de Bob Dylan, ele mergulha em suas lembranças até o surgimento de Julian, uma figura misteriosa que desencadeia uma série de acontecimentos em sua vida até então previsível
Idioma (s): Português e alemão
País (s): Brasil e França
Cor: Colorido
Som: Dolby Digital
Distribuidora: Warner Bros.
Aonde: Cinemark Muller - Sala 7
Sexta e sábado: 14h
Segunda a quinta: 14h

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Akatre - um ateliê de design bacana.

Akatre é um estúdio de design com sede na França, que cria algumas seleções muito legais de cartazes, impressos e obras tipográficas.
Dê uma olhada nos projetos multimídia:
Spark Race e Issey Miyake.
Site:

Rebecca Ringquist e seus bordados.




Mais um pouco de novas formas e técnicas antigas.
Acredito que a arte se re-invente e aí está um exemplo disso. Outra artista visual que utiliza técnicas antigas para se expressar.
O trabalho de Rebecca Ringquist conta histórias de amor e cria narrativas fragmentadas, veladas e cheias de duplo sentido como ela mesma diz no seu site.
Com insinuações sexuais irreverentes e rosas vermelhas que se transformam em poesia.
Adoro!

domingo, 13 de junho de 2010

Estilo Hi-Lo - será?

Hi-Lo é uma abreviatura para a expressão “high and low”, isto é, “alto e baixo”. Esse é um conceito de moda que tem como principal característica a mistura de peças sofisticadas e outras mais básicas, ou seja, itens luxo com elementos mais baratos, que podem ser encontrados, inclusive, em lojas populares e brechós.
Hi-lo é uma outra maneira de usar o luxo; é desenvolver visuais criativos, juntando o requintado ao despojado.
Um exemplo seria juntar uma regata básica da Hering com um blazer de corte impecável Armani, pérolas verdadeiras com uma t-shirt “moderninha”, e aí está um look hi-lo.
Criar visuais que ostentam demais o luxo, apenas com peças caríssimas de grifes famosas fica muito over. Reúna o simples e o sofisticado, o clássico e o descolado.
O ideal é que se opte uma calça jeans mais despojada ou um top mais básico, mas sempre por bolsas e sapatos de uma boa marca. É importante lembrar que o low de algumas mulheres pode ser o high de outras, tudo depende de quanto se quer gastar. Enquanto umas utilizam as peças de grandes redes de fast fashion, como a Zara e a H&M, como low, outras preferem itens de lojas mais populares. Por mais baratas que sejam as peças escolhidas, é fundamental que tenham uma boa aparência.
Exemplos de "it girls" que são adeptas desse estilo:
Agyness Deyn , Alexa Chung, Ashley Tisdale, Lily Allen e por aí vai.
E você, é um adepto do hi-lo?

Eu acho bem interessante essa tendência já a um tempo.

Knit - trico


Adoro novas formas de fazer coisas com velhas técnicas.
Adoro trabalhos manuais.
Sabrina Gschwandtner é uma artista visual e escritora de Nova Yorque que tem trabalhos exibidos em diversos museus pelo mundo. No seu livro "KnitKnit: Profiles and Projects from Knitting's New Wave" publicado em 2007 temos vários exemplos de projetos em trico super bacanas e contemporâneos.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

A cor - arriscar um pouco sempre é bom.


Eu estava lendo no site coolhunter (http://www.thecoolhunter.net) sobre o poder das cores e que o preto e branco é uma escolha segura no mundo do design (não só no design, na minha opinião). A cor do luxo, elegante e suave, mas ao mesmo tempo, nada como arriscar com cores brilhantes, nem que sejam em detalhes do seu projeto.
Artistas, designers e marcas de luxo vem arriscando nas cores já a algum tempo. Na moda temos a Luis Vuitton e sua parceria com o artista japonês Takashi Murakami (já postei aqui nesse blog os trabalhos dele ).
Nas artes visuais os trabalhos da artista plástica Beatriz Milhazes.
As cores são associadas ao primitivo, a estéticas "selvagens" da arte popular, portanto o preto e o branco parecem ser a escolha mais séria e civilizada.
As vezes é bom sair um pouco do que é seguro e arriscar mais. Não só no trabalho mas na vida também.

terça-feira, 8 de junho de 2010

IPhone 4 - eu preciso?

Hoje pela manhã vi Steve Jobs lançando seu iPhone 4 (vídeo no YouTube), mais fino que o anterior e que tem como funções multitarefas e vídeochamadas. Agora, com uma câmera frontal, usuários poderão se falar “face a face” via internet sem fio. Além disso, o iPhone 4 gravará vídeos em alta definição que poderão ser editados no próprio aparelho, que ganha uma versão do software iMovie.
Na apresentação, Jobs lidou com falhas técnicas. Ao acessar o site do jornal The New York Times, o aparelho novo não abria a página. A comparação do iPhone 4 com o 3GS acabou frustrada.
O novo iPhone começará a ser vendido em 24 de junho em cinco países. Em julho, a lista aumenta para 23 e, até setembro, o aparelho chega a mais 65 mercados. A Apple declarou que não existe previsão de lançamento no Brasil, mas há expectativa de que o país esteja entre os que receberão o modelo em setembro. A operadora Vivo, que já vende o iPhone 3GS, afirmou que já está em negociações.
Acho que na velocidade em que a tecnologia anda fica difícil nos mantermos atualizados.
Mas será realmente necessário isso?

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Yoshitomo Nara


Adoro esse artista contemporâneo japonês, Yoshitomo Nara.
Bom, meu gosto pelos orientais está meio evidente nesse blog.
O tema das suas esculturas e pinturas é enganosamente simples: a maioria das obras retratam um assunto aparentemente bobo (geralmente em tom pastel colorido, seus temas são crianças e animais). Mas estas crianças, que primeiramente parecem ser bonitinhas e até mesmo vulneráveis, às vezes gritam com armas como facas e serras. Seus olhos arregalados acalenta muitas vezes um olhar de acusação, que poderia ser a irritação de olhos sonolentos por serem acordados de um cochilo ou pura manifestação de ódio.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Turbantes...hit do verão.




De Sex and the City para as ruas, o turbante voltou com tudo como já podemos ver em várias revistas de moda e de tendências.
Já com força nas ruas do Rio de Janeiro e até em Curitiba, nesse nosso inverno antecipado (foto da moça pintando a parede da Loja Endossa na abertura da loja na cidade dia 01/06).
Walter Rodrigues na sua coleção África do verão 2011 usou muitos turbantes afro construídos com técnicas de moulage em formas assimétricas pelo chapeleiro Eduardo Laurino, com palha PET e tecidos e também Gustavo Silvestre.
Eu acho tudo de bom. Meio anos 30, 40 e as divas do cinema.
1ª foto: Sartorialist
2ª foto: Loja Endossa Curitiba
3ª foto: Desfile no Fashion Rio de Gustavo Silvestre
4 foto: Desfile de Walter Rodrigues no Fashion Rio