terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Exposição de Yayoi Kusama em Paris

Essa dica é para meus amigos que estão ou que irão para Paris em breve.
Já falei dessa artista peculiar aqui no blog, inclusive sempre mostro os trabalhos dela para meus alunos de moda. Eu adoro as bolinhas de Yayoi Kusama.
O Centre Georges Pompidou apresenta uma retrospectiva de sua carreira que conta com 150 obras realizadas entre 1949 e 2001. A exposição traz os grandes momentos de sua vida e conta com pinturas, esculturas, instalações e vídeos.
Ela é considerada uma das artistas plásticas mais importantes do Japão. Começou sua carreira ao lado de Andy Warhol, foi ícone da liberação sexual, militante contra a guerra do Vietnã, fazia happenings na rua e até estilista de vanguarda com direito a butique em Nova York nos anos 60.
Os pontos, dots, ou bolinhas, são sua marca registrada e nasceram de alucinações que a artista sofreu durante a infância. Desde os anos 50 ela passou a usar esse elemento gráfico em quase todas as suas obras.
Seu nome é literalmente uma marca registrada e a artista já fez intervenções nos mais diferentes produtos: de camisetas, telefones celulares, carros e até mesmo ônibus. Kusama já assinou também colaborações com grandes nomes da indústria como Louis Vuitton, Lancôme, Audi e outros. Como já comentei aqui no blog anteriormente, o estilista Marc Jacobs é um dos seus admiradores.
Yayoi, de 82 anos, se encontra internada num hospital psiquiátrico desde 1977 por sua livre escolha e continua produzindo diariamente.
Ah! A exposição vai até dia 9 de janeiro.

Serviço:
Centre Georges Pompidou
Place Georges Pompidou, Paris 4
até 9 de janeiro de 2012
das 11h00 às 21h00 / fechado às terças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário