quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

João Pimenta e seu steampunk

Já falei sobre os steampunks aqui no blog. É só dar uma procurada.
João Pimenta na sua coleção masculina para o inverno 2012 trabalhou com esse conceito, o dos steampumks.
Quase uma releitura do homem do século retrasado. Ao contrário do que alguns falaram, nada tem a ver com "vampiros", pelo menos ao meu ver. Essa referência meio obvia, faz quem não tem conhecimento mais profundo da moda e da História da Moda.
Vendo o GNT Fashion na segunda a noite uma das coisas que achei supreendente é o fato da editora de moda Lilian Pacce não saber o que é um steampunk, sim, ela fez essa pergunta a João Pimenta na hora dos comentários sobre o desfile. Acho que para trabalhar com moda, ou ser jornalista na área, a pessoa tem que estar antenada com os movimentos que estão acontecendo e que já aconteceram, enfim.
Voltando a coleção, eu achei bem bacana. Tirando de lado os exageros de passarela, acho que existem muitos elementos que os homens poderão usar no inverno.
Não vi nada de "futurismo" mas sim, referências do passado, uma estética bem século 19 e o mais moderno mesmo foi o conceito de steampunk. Até o codpiece (também chamado de braquette ou porta penis) e os calções bufantes que eram usados no Renascimento puderam ser vistos no desfile.
Com a idéia "todo príncipe tem seu monstro" João Pimenta colocou máscaras em alguns modelos reafirmando a idéia por trás da coleção.
Interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário