quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Listras e um livro

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

"...Usar listras, mostrar-se com roupa listrada , não é nem neutro nem natural. Para isso, é preciso demonstrar uma certa audácia, vencer diferentes pudores, não temer se pôr em evidência. Mas quem ousa é recompensado: atinge a elegância, isto é, a distinção das pessoas livres, desenvoltas e refinadas". Trecho do livro "O Pano do Diabo - Uma história das listras e dos tecidos listrados" de Michel Pastoureau. O livro está esgotado e é muito dificil conseguir um exemplar. O meu, consegui no Sebo 264 em SP e foi pura sorte. Reservei pela internet e fui buscar pessoalmente pois já tinham mais 3 pessoas de outros lugares do país atrás dele. 
Adoro listras e esse post é sobre elas, as listras, e sobre a coleção verão 2013 do Marc Jacobs. 
Em setembro no NYFW Jacobs mostrou sua coleção meio minimalista (por mais que seja estranho uma coleção minimalista com listras) e bem diferente de tudo que ele tem feito. Eu adorei! Achei sensacional.
Sei que muitas pessoas acharão estranho, não sou uma fã ardorosa de Marc Jacobs, mas acho que nessa coleção ele foi muito feliz.
Os sapatinhos baixos lembrando o final dos 60´s, os cabelos curtos a la Edie Sedgwick, e listras, muitas listras.  Com fendas estratégicas, roupas fechadas, femininas e sensuais. Estamparia total e casacos oversize.
Voltando ao livro, o autor/historiador faz uma reflexão e tenta estabelecer um vinculo entre a suposta ousadia das listras contemporâneas e os frequentes escândalos que elas suscitaram ao longo da Idade Média. Bem interessante. Se você gosta de listras como eu, e conseguir um exemplar, vale a pena dar uma lida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário