terça-feira, 21 de maio de 2013

A influência do punk

 
 
 
 
 

Muito foi falado sobre as roupas usadas pelas celebridades no baile no MET em Nova Iorque, promovido pela editora-chefe da Vogue America, Anna Wintour no dia 06/05/2013, e apesar disso, acho que o mais bacana desse baile é o fato dele celebrar a abertura da exposição: "Punk: Chaos to Couture" que aconteceu no dia 09/05.  
Um dos movimentos mais influentes na moda. São sete galerias com informações sobre esse movimento cultural, a cultura punk, a estética punk e toda a sua ideologia da contestação e influência na moda. 
Na música duas bandas são as mais conhecidas: Sex Pistols na Inglaterra e Ramones nos EUA.
Na exposição pode-se ver o caminho percorrido do conceito original do punk "do it yourself" ao conceito da alta costura "feito sob medida".    
Uma das galerias da exposição reservada ao “DO IT YOURSELF” ou “Faça você mesmo”, está representada de quatro formas diferentes:

DIY Hardware –  a alta costura com enfoque no uso de parafusos, pregos, correntes, zíperes, cadeados, alfinetes e lâminas de barbear.

DIY Bricolage – destaque para o impacto da personalização do “punk ethos” na moda, incluindo o uso de materiais reciclados do lixo e a cultura de consumo.

DIY Destruir – examinando o efeito “punk’s rip-it-to-shreds spirit”, através das vestes rasgadas e desfiadas associadas ao desconstrucionismo.

DIY Graffiti e Agitprop – explorando a tradição punk de provocação e confrontação através de imagens e texto.      

Você gosta de moda? Então, se não sabe nada sobre o punk, se informe, e quem puder vá a exposição que fica até agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário