segunda-feira, 16 de março de 2015

Revelando o Acervo no Pátio Batel

Galeria InterARTividade

Revelando o Acervo é o nome do projeto que o Pátio Batel em Curitiba, nos trás e que está disponível ao publico desde o último dia 13.
No dia 12, eu tive o prazer de participar de um brunch para a imprensa lá no Pátio e pudemos nos inteirar do projeto e fazer o passeio guiado com o artista Tom Lisboa que foi o curador dessa iniciativa tão bacana.
A ideia é despertar a sensibilidade das pessoas para as artes. Desvincular a ideia de que shopping só serve para compras e consumo.  A linha curatorial é contemporaneidade e sustentabilidade.
No Revelando o Acervo o público vai poder agendar visitas guiadas passando pelas obras de arte e de design de 9 artistas que compõem esse acervo. São eles: Artur Lesher, Gio Soifer, Guita Soifer, Klaus Schneider, Hugo França, Martin Ogolfer, Monica Carvalho, Sergio Rodrigues e Willian Santos.
Ações integradas: galeria com a concentração das obras, intervenções nos corredores com apresentações individuais e visitas guiadas com a promoção de ações educacionais para o público.
O percurso é de 50 minutos e conta com obras representativas dos artistas. Perto de cada obra existe um display com postais e currículos dos mesmos. 
Bem bacana essa iniciativa. Vale conferir.
Ah! O Pátio conta com bicicletário e chuveiros para quem optar por esse meio de transporte.
Quer saber mais? Segue o release do projeto Revelando o Acervo:
Revelando o acervo
Visitas guiadas, grandes obras de arte, muita cultura e intervenções fazem parte da experiência do Pátio Batel

Desde o início do seu projeto, o Pátio Batel fez questão de ir além e oferecer opções onde entretenimento, cultura e lazer teriam o mesmo peso de compras em seu pilar. E foi justamente com esse intuito que hoje todos os clientes e visitantes podem viver algo novo e que valoriza ainda mais a visita ao empreendimento mais charmoso da cidade.
Obras de arte foram inseridas cuidadosamente na decoração do mall e a partir de 13 de março, o Pátio Batel oferecerá visitas guiadas, onde todos poderão conhecer detalhes e a história das principais peças que fazem parte do acervo do mais inovador shopping do estado. As visitas acontecerão por meio de agendamento prévio e então monitores capacitados especialmente para o projeto acompanharão o visitante e explicarão detalhes, curiosidades e características das obras que já fazem parte do dia a dia do grande centro de compras.
“O Pátio Batel é planejado para ser um espaço que vai muito além das compras, já que atualmente sabemos que a atitude de comprar é baseada em vários aspectos que envolvem produtos, sensações e experiências. É isso que buscamos oferecer, um ambiente receptivo, pulsante e que se renova constantemente, com diversidade de opções e propício para realização de sonhos. Trabalhar com o tangível em harmonia com características subjetivas é desafiador e nos motiva”, diz Gabriella Borges Fortes, gerente de marketing do Pátio Batel.
Esta primeira mostra, intitulada “Revelando o Acervo”, tem a curadoria do artista paranaense Tom Lisboa e em aproximadamente 45 minutos pode-se percorrer cerca de 70% delas com a monitoria especializada.
Para o tour, foram selecionadas algumas obras de oito artistas com características marcantes e diferentes que vale a pena conhecer. Guita Soifer, por exemplo, trabalha com gravura, pintura, desenho, fotografia e vídeo-arte. Gio Soifer, fotógrafa e artista plástica, desde muito cedo sempre esteve envolvida com delicados fragmentos artísticos. Monica Carvalho, Klaus Schneider e Hugo França acham suas inspirações e matéria prima na natureza.
Artur Lescher é marcante na arte contemporânea brasileira com instalações, esculturas e objetos que ocupam espaços com força e fluidez. Já Sergio Rodrigues, designer mundialmente conhecido, soube como ninguém transformar suas inquietações em obras reveladoras da cultura brasileira.
O austríaco Martin Ogolfer também tem suas obras no Pátio Batel. Graduado pela renomada School of Visual Arts, trabalhou como Diretor de Arte em editoras e gravadoras, como a Penguin Books e a Atlantic Records. A partir de 1994, teve suas fotos publicadas em capas de discos (de artistas como Led Zeppelin e Bush), além de livros e revistas internacionais de design e fotografia. O paranaense Willian Santos tem características intrínsecas em seus trabalhos com diferentes linguagens em um processo constante e autoprovocativo.
A cultura é um dos pilares do Pátio Batel, e tem na Galeria de InterARTividade, no piso L3 sua tangibilização. Um projeto genuíno e o primeiro dentro de um shopping center brasileiro, nesta mostra ela será totalmente destinada à interação dos visitantes com as obras do mall e que contará com um jogo de perguntas e respostas e jogo da memória onde os visitantes poderão se divertir e testar seus conhecimentos. Nela também poderá ser visto um vídeo que conta mais sobre as obras e os autores da exposição.
Serviço:
Revelando o Acervo: Pátio Batel, um lugar para viver a cultura e sentir a arte
Entrada gratuita
Horário de atendimento: De segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos das 14h às 20h
Local: Pátio Batel - Avenida do Batel, 1.868
Informações e agendamento: (41) 3091 8370 ou galeria@patiobatel.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário