terça-feira, 29 de setembro de 2009

Yves Saint Laurent na Cinemateca de Curitiba


MOSTRA CINEMA E MODA

Serão exibidos quatro filmes de David Teboul sobre a moda e o universo feminino, filmando o mito Yves Saint Laurent e o mundo misterioso que o cerca.

Dia 29, às 16h: Yves Saint Laurent 5, Avenue Marceu 75116 Paris (França, 2002 – 78’) Pela primeira vez Yves Saint Laurent aceitou abrir as portas de sua “casa de costura” para uma equipe de cinema. A câmera de David Teboul nos conduz por uma narrativa às portas fechadas, e à descoberta de um costureiro em um corpo a corpo com o seu universo de trabalho, dedicado à criação desde os croquis até o modelo final.

Às 19h30: Antes da sessão, mesa redonda mediada pela jornalista Kamila Fernandes, com as participações da fotógrafa e programadora visual Cristiane Lemos, da artista plástica paranaense Liane Mestrinho e da jornalista e historiadora Viviane Ribeiro. Yves Saint Laurent – o tempo redescoberto (Yves Saint Laurent, le temps retrouvé - França, 2002 – 78’). Há mais de meio século, Yves Saint-Laurent não parou de ampliar sua influência e imprimir sua marca peculiar na relação que manteve com a moda, as mulheres e a sociedade. Em uma longa entrevista com o realizador do filme, ele comenta grandes momentos de sua infância, de sua adolescência, de sua brilhante carreira e os encontros que marcaram sua vida.

Dia 30, às 16h: Histórias de Elle (Histoires DElle) - França, 2005 – 84’60 anos de celebridades, de conselhos de beleza, de fichas de cozinhas e de... reivindicações. Entre glamour e feminismo, a epopéia da mais popular e famosa revista feminina, em um filme brincalhão, repleto de imagens de arquivo e de cenas fortes interpretadas por atrizes do cinema francês.

Às 19h30: E Elle criou a mulher (Et Elle créa la femme) – França, 2006 – 84’O relato da história do jornal Elle, sua criação, seu percurso em comunhão com o movimento das mulheres, sua presença constante na evolução das modas e das tendências. Imagens de arquivos atravessam o espírito e as modas destes 60 anos e se entrelaçam com entrevistas exclusivas com criadores de moda, atores da história das mulheres e a história do jornal.

Classificação livre para todos os filmes

Versão original com legendas em português
Estarei lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário