quarta-feira, 5 de maio de 2010

Aisslinger - casa modular e Sleepbox em Paris



Cubos, será esse o novo "formato"?
Em Berlim, na Aisslinger o arquiteto Werner Aisslinger criou a casa modular ou loftcube.
Trata-se de uma casa completa que você pode comprar com o cartão de crédito e levar para onde quiser. Esta parece ser a resposta mais adequada para enfrentar tempos de crise de energia, falta de espaço nas cidades e destruição da natureza.
Ele parte da premissa de que as grandes cidades já estão completamente ocupadas em seu nível térreo, então que a solução seria ocupar os topos de seus prédios. Essas caixas de vidro são inteiramente montáveis in loco, são relativamente leves e as lajes dos prédios se tornariam lindos quintais com vistas fabulosas.
Será que pegaria aqui no Brasil? Já apareceria algum tipo de imposto sobre uso de tetos e alguma empreitera para estragar tudo.
Outro projeto bacana são as Sleepbox em Paris, no aeroporto Charles de Gaulle. Recebi hoje por email de um amigo essa notícia interessante para quem vai a capital francesa e deseja tirar um soninho rápido ou descansar por algumas horas.
"Trata-se, como o nome indica, de uma pequena caixa de 2m x 1,40m x 2,30m para dormir com conforto e segurança. Oferece momentos de sono tranquilo e descanso numa cidade, sem perda de tempo à procura de um hotel. Foi idealizada para estar presente em estações de trem, aeroportos, locais públicos centrais, entre outros locais onde possa haver aglomerações de pessoas exaustas. Em países com um clima temperado a Sleepbox poderá ser utilizada também nas ruas. Graças à Sleepbox qualquer pessoa tem a oportunidade de passar a noite em segurança e de forma barata, em caso de emergência. O espaço móvel inclui uma cama e está equipado com um sistema de mudança automática de lençóis, sistema de ventilação, alerta sonoro, televisão LCD incorporada, WiFi, plataforma para um computador portátil e fones recarregáveis. Debaixo do chão há ainda um espaço para as malas. O pagamento pode ser feito em terminais partilhados, que dão ao cliente uma chave eletrônica, sendo possível comprar desde 15 minutos até várias horas. ".
Só para esclarecer: este é um projeto para o futuro próximo.
Gente, adorei! Imagina isso aqui no Brasil? Logo, logo elas estaríam todas pichadas.

4 comentários:

  1. Só achei comentários sobre o Sleep Box em blogs. Aparentemente ainda é só um projeto.
    Ninguém verifica para publicar. Assim as informações erradas se propagam !
    Site do escritório que projetou: http://www.arch-group.org/portfolio/diz/1/

    ResponderExcluir
  2. Sr. Anônimo, se você leu o post com calma e atenção você deve ter notado que escrevi "outro PROJETO bacana". Eu já tinha entrado no site da Arch Group (http://www.arch-group.org/portfolio/diz/1/), empresa de arquitetura russa que desenvolveu o projeto da Sleep Box, inclusive está no portifólio deles.
    Link para o vídeo do sleep box no Youtube de dezembro de 2009: http://www.youtube.com/watch?v=3qxnqy37KPc

    ResponderExcluir
  3. Recebi hoje por email de um amigo essa notícia interessante para quem vai a capital francesa e deseja tirar um soninho rápido ou descansar por algumas horas.

    Nesta parte do seu texto, se entende que já está disponível.

    Projeto é uma palavra delicada. Pode ser um projeto, no sentido de algo que ainda não foi feito. Ou de algo que está em teste, como um projeto piloto.

    ResponderExcluir