quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Moda Japonesa em Londres - Future Beauty: 30 Years of Japanese Fashion

Recebi essa dica do meu grande amigo Sérgio Repka. Mais uma vez a sincronicidade.
Semana passada eu estava dando aula e falando sobre os anos 80 e os designers japoneses.
Quem puder dar um pulinho a Londres até o dia 6 de fevereiro de 2011, gosta de moda e design, não pode deixar de passar nessa exposição.
Beleza do Futuro: 30 Anos de Moda Japonesa é a primeira exposição na Europa, com a mais completa pesquisa da vanguarda do Japão, desde o início de 1980.
Visionários, como Issey Miyake, Rei Kawakubo, Yohji Yamamoto, que redefiniram a moda, estabelecendo as noções ocidentais de beleza e moda, com peças que se aproximam do conceito de “Arte”. Outros nomes também participam, como Junya Watanabe, Jun Takahashi, Tao Kurihara, Matohu e Mintdesigns.
A exposição acontece na Galleria de Arte Barbican, em Londres até 06 de fevereiro de 2011.
Kate Bush, diretora da Barbican, afirmou: “Graças aos grandes estilistas japoneses – Rei Kawakubo, Issey Miyake e Yohji Yamamoto – a moda mudou para sempre em 1980. As silhuetas próximas ao corpo da costura ocidentais ficaram livres, em formas fluidas. Sem contar a apresentação das técnicas extravagantes da tradição pós-guerra que chegou numa paleta monocromática, aliada a uma linguagem completamente nova – furos, rasgos, puídos e lágrimas -que surgem do próprio tecido propriamente dito. Alegra-nos que a Galleria de Arte Barbican seja a primeira galeria na Europa a traçar este período fascinante e influente na história do design, bem como a primeira galeria na Grã-Bretanha para apresentar coleção de lendas do Kyoto Costume Institute’s”.
Futuro Beleza explora o trabalho destes designers em relação à arte japonesa, cultura e história do traje. As galerias inferiores são organizados em quatro seções: In Praise of Shadows; Nivelamento, Tradição e Inovação e do Japão Cool. Cada área se concentra em uma característica diferente que permeia os principais trabalhos dos designers.
Também estão incluídos nas galerias superiores filmes das coleções em passarela, e uma grande variedade de livros raros, catálogos e revistas, que destacam Yamamoto, Issey Kawakubo e colaborações com artistas, fotógrafos e designers.
Depois a exposição segue para Munique, a partir de 04 de março – até 18 junho 2011.

(Fotos em duas partes. A primeira: Douglas Lyndon e a segunda: Sérgio Repka)

Nenhum comentário:

Postar um comentário