domingo, 26 de fevereiro de 2012

Gloria Coelho e seus neutrinos

Queria comentar a coleção de inverno 2012 da Glória Coelho a um tempo.
Sua inspiração: os "neutrinos". O que é isso?
"O neutrino é uma partícula subatômica sem carga elétrica e que interage com outras partículas apenas por meio da interação gravitacional e da fraca (duas das quatro interações fundamentais da Natureza, ao lado da eletromagnética e da forte). É conhecido por suas características extremas: é extremamente leve (algumas centenas de vezes mais leve que o elétron), existe com enorme abundância (é a segunda partícula mais abundante do Universo conhecido, depois do fotón) e interage com a matéria de forma extremamente débil (cerca de 65 bilhões de neutrinos atravessam cada centímetro quadrado da superfície da Terra voltada para o Sol a cada segundo)". Fonte: Wikipédia.
Bom, os cientistas já descobriram que na verdade os neutrinos não são a particula mais rápida do universo, com velocidade superior a luz como alguns afirmaram. Se assim fosse, as teorias de Albert Einstein cairiam.
A revista "Science" revelou nessa quarta-feira (22) que criticos estavam certos quando afirmaram que isso era falso. Segundo a revista, fontes ligadas à experiência afirmaram que foi uma má conexão entre o GPS utilizado para corrigir o momento da chegada dos neutrinos e um computador foi a origem do erro.
Voltando a Glória Coelho, sua coleção foi inspirada nos neutrinos, em vulcões, e nas décadas de 30, 50, 60 e 90. A coleção veio com transparências, bordados, tons neutros e cor de fogo, e claro, formas geométricas que são a característica do trabalho dela.
Segundo Glória: "O mundo está um vulcão".
Isso mostra que para criar também na moda você precisa ter muita informação na hora de buscar referências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário