sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Década de 50 - o New Look


 
 
 
 
 
 
Em 47, Christian Dior lança seu "New look"  inspirado na segunda metade do séc. XIX e essa foi a cara da moda nos anos 50.
Linha corolle e ligne 8: cinturas marcadas, a famosa "cintura vespa" e saias muito volumosas. Com o fim da guerra e do fim do racionamento de tecidos a mulher dos anos 50 se tornou mias feminina e glamurosa. Muito luxo e glamour. O esp
lendor da alta costura. Muita sofisticação e o retorno de Paris ao epicendro da moda.
Os estados Unidos e a Inglaterra vão desenvolver uma linguagem própria na moda e o otimismo vai reinar nos anos 50.
As mulheres tem que estar bem vestidas a qualquer hora do dia, até para fazer as tarefas domésticas. É a época da feminilidade. Sapatos finos (scarpins), que poderiam ser bordados ou cobertos com o tecido do vestido, luvas e chapéus, sempre!
A modernidade vai trazer os eletrodomésticos, o que vai possibilitar as mulheres ter mais tempo para se divertir e se cuidar. 
A maquiagem valorizava o olhar e a intensidade da boca.
Na Europa surgem a Biotherm, em 52 e a Clarins, em 54  que lançam produtos feitos a base de plantas, o que se tornaria uma tendência.
E surgem as divas do cinema: Brigitte Bardot, Grace Kelly, Audrey Hepburn e Marilyn Monroe.
E surge o rock´n roll e com ele a busca pelo novo, pela sua prórpia identidade, uma moda mais personalizada e massificada.
Vemos as linhas H, A e Y usadas por Dior. A gola em V também é muito usada.
Para os homens, um revivalismo do principio do séc.XX. Paletós compridos, calças justas, chapéu coco, ternos escuros e sóbrios, gravatas e o colete cai em desuso.
Os jovens sofrem influência dos americanos. As saias são rodadas e as meias soquete entram em cena.
O prêt-à-porter surge nos Estados Unidos, Inglaterra e Itália, o que foi um sucesso e logo todos se rendem a ele, até mesmo a alta costura.
Os cardigans de malha, as calças pescador, capri ou cigarrete, justa e curta, sapatilhas e rabos de cavalo eram usados pelas jovens. Calças jeans com a barra dobrada e camisetas brancas são usadas pelos jovens rapazes rebeldes. Cabelos com brilhantina, topetes e costeletas.
Em paralelo ao a um vestuário clássico influênciado pelo gênenro esportivo, há o gênero menino mau, de origem anglo-saxônica, que prolonga a revolta do zoot-suit e do seu correspondente francês os zazou.
Vemos James Dean e Marlon Brando popularizar o jeans e a jaqueta de couro, e em Londres,os nostálgicos  voltama elegância eduardiana.
Grandes nomes da década:
. Christian Dior (1905 - 1957)
. Cristóbal Balenciaga (1895 - 1972)
. Pierre Balmain (1914 - 1982)
. Jaques Fath (1912 - 1954) 
. Madame Grès (1903 - 19993) 
. Nina Ricci (1883 - 1970)
. Hubert de Givenchy (1927)

Nenhum comentário:

Postar um comentário