quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Um pouco de cultura geral: Flowering Tea ou Chá de flor

 
 

Eu sou fanática por chá, e quando digo chá é chá mesmo, Camellia sinenses, não essas infusões de ervas ou frutinhas vermelhas. 
Uma tarde dessas fui na casa de um amigo e ele me serviu o Flowering Tea. Já conhecia e sempre que vou a Liberdade em São Paulo fico namorando as "bolotas" de chá. No Brasil são vendidas a um preço meio salgado cada uma.
Quem assistiu o filme Maria Antonieta da Sofia Coppola deve ter visto a cena em que a Kirsten Dust  serve para seu irmão esse chá. 
Um chá suave e lindo.
A história: no início da primavera, no sudeste da China, mulheres acordam pela madrugada para colher pequenas flores, ainda tenras, cobertas de orvalho. Depois, são ressecadas e envoltas em folhas de chá verde, também secas, como um novelo. São os “flowering teas“. 
Essas trabalhadoras do campo nem sequer podem comer alimentos com cheiro forte, como cebola e alho, que possam alterar os aromas da planta, que absorve facilmente odores.
Após a colheita e secagem das flores e folhas, artesãs costuram à mão as bolinhas de folhas de chá com um fio de algodão cru. Para consumir os chás florais, coloca-se o novelo em uma xícara ou bule translúcido e, devagar, acrescenta-se água quente.
São usados vários tipos de flores. A escolha depende da cor e do sabor que estamos buscando em cada bebida.” No cardápio, aparecem arranjos artesanais com flores como amaranto, pétalas de lírio, flor de jasmim e calêndola amarela, entre outras.
Eu recomendo para um chá especial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário