Para quem está em São Paulo o Instituto Tomie Ohtake trás a exposição "Miragens - Arte Contemporânea no Mundo Islâmico". A exposição abriu na quarta passada, dia 09/02, e trás obras de artistas plásticos do Egito e do Irã. São 58 obras de arte contemporânea, de 19 artistas destacados no cenário internacional (Lucia Koch é a única brasileira), – que têm em comum em suas produções o universo cultural islâmico, alguns deles muito conhecidos no circuito europeu e americano.
Outros são apresentados como novos no cenário artístico, o que ainda aguça a curiosidade pela atual produção de artistas com raízes no eixo norte da África-Oriente Médio.
A curadora reforça o intuito de se "desfazer uma imagem preconcebida", construída e estereotipada que se tem do mundo islâmico. "A mostra é uma miragem para se entender mais a realidade e dilemas através das obras desses artistas.
Os artistas convidados para a mostra Miragens são: Shirin Neshat, Shadi Ghadirian, Bita Ghezelayagh (Irã), Khaled Hafez e Susan Hefuna, Wael Shawky (Egito), Ali Talib, Hassan Massoudy (Iraque), Halil Altindere, Sener Ozmen (Turquia), Kamel Yahioui (Argélia), Laila Shawa, Malileh Afnan, Taysir Batniji (Palestina), Lucia Koch (Brasil), Mounir Fatmi (Marrocos), Shezad Dawood (Inglaterra), Rachid Koraichi (Argélia) e Ramia Obaid (Síria).
Miragens - Arte Contemporânea no Mundo Islâmico - Instituto Tomie Ohtake
(Av. Faria Lima, 201).
Tel. (011) 2245-1900.
Horário: 11 h /20 h (fecha 2ª).
Grátis.
Até 3/4 .
Nenhum comentário:
Postar um comentário