sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Sustentabilidade - Guarda roupa ecológico

Se você é um eco friendly, eco fashion e amigo da natureza, antes de mais nada, fique sabendo que eu também sou.
Mas, eu estava pensando com meus botões sobre essa coisa toda de sustentabilidade, produtos ecológicos e politicamente corretos, enfim, e até onde isso tem sido usado para "agregar valor as marcas" (odeio essa frase, mas aqui cai bem) e até onde isso tudo não passa de balela em alguns casos, claro. Calma, não estou colocando em discussão que a sutentabilidade não seja uma coisa séria a ser encarada para manutenção do planeta, mas estou sim, colocando em discussão, até onde isso tudo realmente é sério ou que tem algum resultado efetivo.
Me lembrei do EGO - Guarda-roupa Ecológico Organizado. Criado ano passado na Itália. A idéia é bem interessante e a intenção é proporcionar um equilíbrio entre consumo e sustentabilidade.
O negócio é o seguinte: um serviço que loca roupas, uma para cada dia do ano. A cliente escolhe, usa e depois devolve, sem precisar lavar, passar ou costurar. Uma vez por semana, as clientes vão ao ateliê e selecionam um look para cada dia da semana. Após os sete dias as roupas são devolvidas como estão e a cliente escolhe mais sete looks para a próxima semana. É um pouco o princípio das swap partys (festas de troca) que nada mais é do que reciclar o guarda-roupa numa ação entre colegas.
Na EGO estão disponíveis duas coleções por ano, outono-inverno e primavera-verão e em cada uma delas há 120 itens distribuídos entre os tamanhos 40 e 48, em oito estilos diferentes para agradar o maior número de clientes.
O custo do serviço: 86 euros por mês, mais 89 euros de inscriçãso anual.
Claro, quanto menor o consumo, menor é a produção, maior a aconomia de recursos, mas até onde isso afetaria a cadeia toda?
E não teremos um gasto maior com água, lavanderia uma vez que todas as semanas as roupas que serão devolvidas terão que ser lavadas para serem locadas por outras clientes? Se a roupa é sua você não lava toda vez que usa.
A idéia é bem interessante, mas não sei se me convence como sustentável, aliás, como várias outras coisinhas e idéias que andam circulando por aí.
Se você se interessou confira o site: http://www.suiteatwork.it/

Nenhum comentário:

Postar um comentário