O babado forte é que Galliano vai voltar e assumir a marca "Schiaparelli". Aleluia isso seja verdade!
Elsa Schiaparelli and Miuccia Prada: On Fashion será a nova exposição do The Costume Institute em Nova Iorque.
De 10 de maio a 19 de agosto o Instituto irá desvendar Elsa Schiaparelli e Miucca Prada. A exposição irá explorar as afinidades marcantes entre essas duas designers italianas que viveram em épocas diferentes e contará com 80 looks desenhados por Schiaparelli entre o fim dos anos 20 e o início dos anos 50 e criações de Miuccia desde o fim da década de 80.
Para isso a mostra irá se concentrar em sete temas específicos. Cada assunto será objeto de uma conversa fictícia entre as duas. Os curadores Harold koda e Andrew Bolton se inspiraram na sessão publicada pela Vanity Fair "Impossible Interviews" que promovia conversas fictícias entre duas personalidades.
Elsa Schiaparelli foi uma das pessoas mais interessantes na História da Moda. Contemporânea de Chanel, Elsa era moderna, audaciosa nas suas criações, excêntrica mesmo, talvez influência dos amigos que eram artistas e pessoas bacanas da época, como Jean Cocteau e Cristian Bérard. Foi muito influênciada pelo Surrealisnmo de Dali. Miuccia Prada, outra italiana de sucesso e interessante.
De acordo com o MET, os temas irão desde os adornos até a influência das designers na estética feminina nos dias atuais.
O Met espera superar o seu último recorde que foi com a exposição retrospectiva sobre McQueen.
Temas:
"Da cintura para cima / Da cintura para baixo" focará no paralelo estético entre o uso de detalhes decorativos das roupas de Schiaparelli, como uma resposta a maneira na qual as mulheres se vestiam para ir a cafés e restaurantes no auge de 1930, enquanto explora as peças da Prada abaixo da cintura, como uma expressão simbólica da modernidade e feminilidade. Uma subseção acessórios desta galeria, chamada "pescoço para cima / joelhos para baixo", vai mostrar chapéus Schiaparelli e calçados Prada.
"Ugly Chic" revela como a obra de ambas subverte os ideais de beleza tradicionais, jogando com bom gosto e mau através da cor, estampas e tecidos.
"Hard Chic " irá explorar a influência de uniformes e da moda masculine utilizada por ambas para promover uma estética minimalista que se destina a negar e ao mesmo tempo aumentar a feminilidade.
"Naif Chic " incidirá sobre a adoção Schiaparelli e Prada de uma sensibilidade feminina para subverter as expectativas de idade apropriada na moda.
"O Corpo Clássico", que também incorpora "O Corpo Pagan", explora envolvimento das designers com estéticas da antiguidade, através do olhar dos séculos XVIII e XIX.
"O Corpo Exotico" irá explorar a influência de culturas orientais através de tecidos como lamê, e das silhuetas, como saris e cangas.
"O Corpo Surreal" na galeria final, essa sessão ilustrará como as duas designers influenciaram as imagens contemporâneas do corpo feminino através de práticas surrealistas, como o deslocamento, brincando com escala, e esbarrando nas fronteiras entre realidade e ilusão, bem como o natural e o artificial.
Imperdível!
Nenhum comentário:
Postar um comentário