terça-feira, 29 de maio de 2012

Década de 30 - a grande depressão, recessão, desemprego e o cinema e o esporte.


 
 
 
 
 
 


Nos anos 30 tivemos a grande recessão. Com a queda da bolsa de Nova Iorque em 1929 o cenário não era nada favorável para o mundo capitalista.
A inflação dispara,o desemprego aumenta e na Europa temos o surgimento de regimes autoritários como o nazismo e o fascismo.
Ao mesmo tempo, temos uma intensificação na produção, invensão e criação cultural.
Na moda um paradóxo: o luxo, a sofisticação e o esplendor das classes mais favorecidas. Os ombros de fora e o chapéu canotier eram o ponto marcante. as influências vinham das revistas de moda e do cinema.
E agora, a negação a tudo qu enos anos 20 era considerado bacana. A negação a androgenia, a masculinização da mulher, da praticidade.
A feminilidade está de volta. O romantismo, a silhueta marcada, a sensualidade, o brilho. 
Os vestidos são alongados, justos e retos. E surge o mi-molet, ou seja, na altura da panturrilha, o comprimento da barra de 25cm da altura do chão.
O corte em viés de Madeleine Vionnet , o corte godê e o evasê vieram com tudo. Decotes profundos nas costas em vestidos de noite podiam ser vistos em quase todas as festas.
O cinema era o maior referencial de disseminação dos novos costumes. Hollywood e suas estrelas influenciaram milhares de pessoas.
As criadoras da época: Chanel continuou seu caminho de sucesso, Vionnet e Lanvin também. Elsa Schiaparelli iniciou uma série de ousadias em suas criações, inspiradas no surrealismo. Outro destaque foi Mainbocher, o primeiro estilista americano a fazer sucesso em Paris.

Surgem a primeiras "boutiques" que seriam o primeiro sinal do surgimento do prêt-à-porter. E surgiam os primeiros produtos em série assinados pelas grandes maisons.
Nos anos 30 a moda descobre também os esportes, a vida ao ar livre, os banhos de sol. Os óculos escuros se tornam um acessório de moda impressindível.
Surge a camisa Lacoste, com talhe alongado e cavas folgadas, corte permitido pela flexibilidade da prática do esporte. O uso do short também é grande.Temos as pantalonas, os macacões e os cabelos curtos.
As mulheres eram magras, bronzeadas e esportivas. Modelo de beleza da década: Greta Garbo.
Jean Patou é outro estilista importante da década.
Em 1935 surge Salvatore Ferragamo e sua marca de sapatos que está na origem de um dos principais impérios do luxo italiano.
Os homens, eram elegantes e sempre com seus chapeus canotier ou palheta. Surge o aparelho de barba popularizado pela marca Gillete.
No Brasil as revistas de moda francesas ainda são o maior referencial, mas começam a surgir adaptações das roupas para o nosso clima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário