terça-feira, 17 de julho de 2012

Técnicas manuais - Helen Rödel

 
 
 
 
 
 
Acho que as técnicas manuais em confecção de roupas e objetos são super bacanas e até pouco exploradas.
De uns anos para cá a coisa vem mudando aqui no Brasil. Alguns criadores já se ligaram nesse tipo de trabalho e na importância de uma peça feita totalmente a mão.
A primeira designer que me chamou a atenção a muitos anos atrás, foi a Isabela Capeto, no início da carreira dela, quando ainda trabalhava em peças exclusivas a partir de outras já existentes, em customização de camisolas antigas, descobri o trabalho dela e achei o máximo. Depois, com os anos passando e o reconhecimento do seu trabalho, a forma de criar mudou, pois para colocar uma marca no mercado existem muitas outras coisas por trás e que tem que ser pensadas e levadas em conta, fabricação em escala, distribuição, vendas, público alvo, enfim.
Eu já pesquisava o uso de trabalhos manuais na arte contemporânea a um tempo e também na moda. Não apenas aquele vestido de crochê branco que muitas meninas ganharam da avó, mas técnicas antigas aplicadas e usadas de forma mais contemporânea.
A alguns anos conheci através do meu amigo Ismael Caneppele, o trabalho da Helen Rödel. Os dois crias do Rio Grande do Sul. 
No portifólio da moça, crochê, tricô, malharia, tudo feito de uma forma artesanal, bacana e moderna. 
Chegamos a trocar emails pois adorei alguns vestidos que ela tinha feito. Anos se passaram e esse ano, no mês passado, Helen fez sua estréia na Casa de Criadores, verão 2013, em São Paulo.
Me deixa super feliz ver a evolução ou o reconhecimento de um trabalho.  
Para entender o processo criativo dela é só dar uma olhada nesse vídeo:
Parabéns Helen e para o povo da moda fica a mensagem de que nem tudo tem que ser necessariamente novo, e que as técnicas antigas e manuais merecem mais atenção e um espaço maior. Claro que isso demanda mais tempo de feitura e mais mão de obra, mas quando compramos uma peça assim sabemos exatamente o caminho que ela percorreu, o processo todo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário