Uma noite dessas, eu estava vendo um filme e reparei numa das poltronas do apartamento do personagem do Owen Wilson, uma poltrona da série Up do designer Gaetano Pesce, a Up5.
Gaetano, que já falei aqui no blog antes quando comentei sobre o modelo que ele criou para a Melissa, é um arquiteto e designer italiano formado pela Universidade de Veneza. Participou do Grupo N, grupo de artistas envolvidos com a Bauhaus. Para Gaetano, o design é mais do que beleza. É conceito, é arte.
A série Up nos trás a discussão sobre consumo rápido, em larga escala, e de produtos pouco duráveis.
Ele criou essa série em 1969, e desde então se tornou uma das peças mais expressivas do design.
São sete modelos em tamanhos diferentes. A Up5 ou cadeira Donna, é a mais famosa, uma figura feminina ligada a um pufe em forma de bola simbolizando as algemas que mantém as mulheres subjugadas.
Uma grande escultura que celebra o moderno e o tradicional, o Up7 "pé" é quase uma relíquia arqueológica da era moderna, expressando uma fusão de arte e design. Capa de tecido elástico está disponível em preto, vermelho, amarelo, azul e escuro verde, além da solução listrada bege e laranja. As poltronas são embaladas a vácuo e em contato com o ar o poliuretano se expande dentro do forro saltando para a vida, Pesce descreveu essa série como mobiliário de transformação, criações que transformavam o ato de comprar uma cadeira em um happening, ou seja, que mostra a mudança do objeto e a sua interação com o público, conceito ao qual Pesce trabalhou em vários projetos seus.
Sensacional.