quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Década de 90 - e surgem os grunges

 
 
 
 
 
 
 
 

Diversidade de estilos é a marca dessa década.
Até metade dos anos 90, o exagero das décadas anteriores ainda influenciou a moda. Vieram os jeans coloridos e as blusas segunda-pele. Isso alavancou o mercado de moda intima, que criou peças para serem usadas a mostra, como novos materiais e cores.
A diversidade de estilos conviveu harmoniosamente. A moda seguiu cada uma dessas tendências, produzindo peças para todos os tipos de consumidores e para todos os tipos de ocasiões. 
Entretando, foi o grunge, que impulsionado pelo rock, influenciou a moda e o comportamento dos jovens, com seu estilo despojado de calças, bermudões e camisas xadrês tudo vindo diretamente de Seattle nos EUA. Berço das bandas de rock indie e do grunge como o Nirvana por exemplo.
A marca dessa década definitivamente foi a camisa xadres, que esteve presente até nos armários dos rapazaes mais tradicionais e mauricinhos.
Na segund ametade da década de 90, a moda já passou a buscar referências em décadas anteriores, como os anos 60 (cores claras, tiaras) e também nos anos 70 (plataformas em tamancos e modelos fechados), tudo misturado com modismos de anos anteriores.
O Brasil entra no calendario das semanas de moda. Tudo começa em 1994, com o Phytoervas Fashion que trazia as criações dos novos estilistas. Dois anos depois se tranforma no Morumbi Fashion e depois na São Paulo Fashion Week. O Brasil passa a contar com um calendário de moda.
As tribos: clubbers, drag queens, cybers, ravers, grunges, ...
Estilistas da década: 
  • Martin Margiela
  • Gianni Versace (após sua morte Donatella Versace assume a marca)
  • Moschino
A venda do conceito de imagem se torna mais importante que o produto em si. A moda recebe o status de arte.  
Vemos um avanço nos tecidos. Surgem tecidos inteligêntes, metálicos, bactericidas, que mudam de cor de acordo com o humor do usuário.
O fenômeno das "top models" explode. A magresa anoréxica é a marca das modelos. 
Os fotógrafos de moda também se tornam celebridades.
Surgem os grandes grupos empresariais. A moda vira negócio, produto. E assim a massificação nos padrões estéticos do vestir.
temos Vivienne Westwood, Gucci, Prada, Philip Treacy, Alexander McQueen, Dior e Givenchy com respectivamente Galliano e McQueen a frente das marcas colocados pelo grupo LVMH que era proprietário das duas. Em 2000, McQueen deixa a Givenchy e vai para a Gucci. Temos ainda Thierry Mugler e Jean Paul Gautier. 
Personalidades da década:
Lady Di, Björk, Kate Moss e Johnny Depp. 

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