sábado, 17 de novembro de 2012

A inspiração de Ronaldo Fraga - Ô fim do cem, fim...

 
 
 
 
 
 
 

Na SPFW Ronaldo Fraga mostrou sua coleção outono/inverno 2013 mais comercial que o habitual. Mudou um pouco a silueta, usou o longo para algumas saias, vimos conjuntos estampados, casaquetos, calças, vestidos de cintura marcada, enfim, uma diversidade maior saindo um pouco do seu tradicional midi. 
Mas, tudo isso foi visto em outubro. 
O que quero falar aqui é da sua inspiração, o livro "Ô fim do cem, fim..." do auto intitulado "astrofísico, teólogo, prefulgenciado" Paulo Marques de Oliveira. Como sempre, Ronaldo fraga busca suas referências na nossa cultura. 
Paulo Marques, é um dentista aposentado, de 86 anos, que nasceu em Comercinho do Bruno, e mora em Salinas (MG). Ele escreveu esse livro para explicar as pessoas, alunos e adultos, os fundamentos do mundo. Começou a desenhar, rabiscar e escrever esses cadernos nos anos 50, sob a ótica da Guerra Fria, quando todos ainda pensavam na possibilidade do final do mundo por uma bomba atômica.
"A escrita do astrofísico prefulgenciado não se enquadra nas regras e normas da escrita padrão, no que diz respeito à sintaxe e à grafia. É o tipo de escrita praticada por autores que vivem predominantemente no universo da oralidade, e que ao migrarem para o mundo da escrita, mostram seu lado transgressor. Enquanto a escrita alfabética é linear, a escrita prefulgenciada rompe com a linearidade, se aproximando muito da estrutura de um hipertexto.  
- Ensino tudo - diz o autor do livro.
Ele não está exagerando. O livro é uma enciclopédia, que penetra em todos os campos dos saberes. Numa sociedade com o saber hiperespecializado, onde o otorrino não cuida do ouvido direito do paciente porque sua especialidade é o ouvido esquerdo, Paulo Marques, cuja origem é o mundo não especializado, assombra porque discorre sobre tudo. Sua temática é variada e dispersa para nossas padrões, mas essa é a forma de se legitimar sábios enraizados na cultura popular." 
Comentário do site: http://www.taquiprati.com.br
Pensei na hora no Bispo do Rosário, na sua forma livre de escrever, na diversidade de assuntos tratatos no livro que vão desde medicina popular até política, raligião, astronomia, agricultura, culinária, enfim, o diabo.
Curioso e interessante.
A coleção do Roaldo Fraga, na minha opinião, é uma das mais bacanas dele.
Livro:  FIM DO CEM, FIM..., O
Autor: Oliveira, Paulo
Editora: Vereda Editora - ME

Nenhum comentário:

Postar um comentário