Esse post é uma dica. Você vai para Miami, gosta de artes, não quer ficar só
circuitão compras, ou pelo menos quer adquirir arte?
Então, Wynwood é um bairro fora de Miami Beach que se tornou o bairro das artes da capital da Florida. Fica localizado ao norte de Downtown, ao sul do Design District, a lesta da I-95 e a oeste do Biscayne Boulevard.
Não é um bairro muito conhecido, principalmente dos brasileiros que vão para Miami as compras, quase um Paraguai de cima como sempre falamos entre os amigos.
Olha só:
"Wynwood era uma área degradada da cidade que foi totalmente revitalizada pelo empresário Tony Goldman, dono da Goldman Enterprises. (Detalhe, a Cynthia Garcia, editora do TASTE, conhece Mr. Goldman porque ele também é um dos responsáveis pela revitalização do Art Déco District, onde ela trabalhou no começo dos anos 90). Este novo bairro é composto de cinco quarteirões com warehouses (galpões) e um estacionamento gigante. Toda esse espaço enorme foi transformado na meca das artes contemporâneas de Miami, com 50 galerias, 4 museus, ateliês de artistas, brechós e lojas alternativas, performances, gente interessante e bonita e restaurantes.
Em Wynwood o que chama mais atenção são os grafites gigantescos, coloridíssimos, de mais de 5 metros de altura, alguns a perder de vista na largura. Os paredões dos depósitos são pintados pelos maiores grafiteiros do planeta como Shepard Fairey (codinome OBEY), Kenny Scharf, o coletivo Futura, o americano Ron English, etc... O Brasil está super bem representado com os paulistas Os Gêmeos e outro da pauliceia que responde pelo codinome Nunca entre outros 30 feras de renome de todas as partes do mundo que são referência da Street Art internacional. São todos amigos de Tony Goldman, figura cultuada do cenário cultural e cult de Miami.Museu a céu aberto com obras dos maiores grafiteiros do mundo:
Com seus nomes, codinomes, trabalhando solo ou em coletivos artísticos, essa comunidade jovem multiétnica é muito organizada e tem códigos próprios. Segue a lista desses artistas do Street Art, que se subdivide basicamente em duas tipologias: Grafiteiros, que só trabalham sobre paredes, e os chamados Door Artists que imprimem sua arte em cima de, como o nome diz, portas.
Todo segundo sábado do mês, a noite, acontece a feira de arte de Wynwood, o Wynwood Artwalk.
No segundo sábado do mês, as galerias de Wynwood fazem um grande vernissage geral e o público passeia pelos espaços com guias que trabalham na cena artística local. É divertido e informativo, já fui várias vezes, os galeristas explicam sobre os artistas, os trabalhos. E você vai percebendo que a boa arte contemporânea é muito mais séria do que aparenta ser, que as coisas não são "jogadas" como às vezes parece quando a gente não entende.
Balada:
Wynwood é um agito só. Tem DJ's bacnas, fora os trabalhos maravilhosos de um time de artistas de vanguarda verdadeiramente talentosos da vertente contemporânea da Arte Pop e da Street Art. Nada convencional.
Wynwood:
Localizado ao norte de Downtown, ao sul do Design District, a leste da I-95 e a oeste do Biscayne Boulevard (Miami, FL, USA, 33127). "
Site da WADA (Wynwood Arts District Association):
Nenhum comentário:
Postar um comentário