segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Ronaldo Fraga - inverno 2011 SPFW

Acabei de assistir o desfile do Ronaldo Fraga no SPFW e como sempre achei sensacional.
Acho que todos os criadores de moda deveriam fazer como ele, buscar referências na nossa cultura, sem signos caricatos. Tento passar isso para meus alunos do curso de moda.
Sua coleção foi inspirada, uma homenagem mesmo, a obra de Athos Bulcão, artista "concretista-abstrato" responsável pelos paineis de ajulejos da nossa capital federal.
Vale aqui um post só sobre ele que morreu devido a complicações do mal de Parkinson do qual sofria. Artista que não assinava as obras para não interferir nas mesmas e que deixava os pedreiros livres para colocar os azulejos na ordem que quisessem.
Voltando ao desfile de Ronaldo, os vestidos eram lindos com cores fortes como o azul forte (apelidado de azul-céu-de-Brasília por Fraga) e o laranja (ou tanjerina, como preferirem).
A cenografia também estavamuito linda com azulejos suspensos com ilustrações de Fraga interagindo com imagens da infância de Bulcão, passando pelo carnaval dos anos 20 no Rio de Janeiro, pela efervescência modernista dos anos 50, até o fim de sua vida, já com doente.
Eu usaria tranquilamente todos os looks, o que é muito difícil acontecer.
A trilha do desfile também, como sempre foi ótima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário