terça-feira, 28 de junho de 2011

Choque Cultural

No sábado fomos na Choque Cultural. Galeria bem bacana que fica na João Moura em São Paulo, a uma quadra da Benedito Calixto. Eu conheço desde que inaugurou e sempre achei bem bacana e agora eles estão com uns trabalhos muito bons. Se estiver por São Paulo e ainda não conhecer de um pulo lá. Tenho certeza de que vai valer a pena.
Vou postar algumas fotos que fiz lá.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Mais uma sugestão: Festival Ecce Homo, Gainsbourg por Scandurra

Gente, essa é para quem está em São Paulo. Acabei de receber o convite.
O Festival Ecce Homo, Gainsbourg por Scandurra no Centro de Cultura Judaica na Oscar Freire.
São 20 anos de ausência do mais talentoso cantor e compositor francês do pós-guerra. Ausência física, mas absolutamente presente no legado que deixou em suas brilhantes composições. Seja nos arranjos simples e sofisticados como em letras de construções rítmicas complexas, com duplo sentido e sarcasmo mordaz. Grandes intérpretes desejavam cantar suas canções, entre os quais: Juliette Gréco, Françoise Hardy, Brigitte Bardot, Catherine Deneuve, Jacques Dutronc, Vanessa Paradis, Jane Birkin e sua filha Charlotte Gainsbourg. De pais judeus russos, o jovem Gainsbourg cresceu sofrendo preconceito durante a 2ª guerra mundial na França, o que levou a se esconder num orfanato no interior para fugir da deportação. A experiência de ser estrangeiro em seu país o levou, em parte, a ser este poeta que transformou a língua francesa por dentro. Ecce Homo, “este é o homem” é o título provocador de uma música auto-retrato que traz uma refêrencia à apresentação de Jesus por Poncio Pilates. “Eles amam me odiar”, dizia Gainsbourg, que se enxergava como uma figura crística dos tempos modernos. Ninguém melhor do que Edgard Scandurra para resgatar essa rebeldia. Ele reativa nesta ocasião o grupo Les Provocateurs que surgiu de sua paixão pela música francesa, especificamente por Serge Gainsbourg. Após uma introdução do Xico Sá, um pocket show da banda Suite que resgata o universo da música francesa dos anos 50, Edgard Scandurra e Les Provocateurs dividem o palco, durante dois dias, com Fausto Fawcett, Thiago Pethit, Blubell e a rainha do pop Wanderléa.

Idade:
12 anos
18/06 às 20h30 com Fausto Fawcett e Blubell After/
Virando a noite no Alberta#3 (Alberta#3, Av. São Luís, 272, República, São Paulo, 11 3151-5299) 19/06 às 19h00 com Thiago Pethit e Wanderléa Local: Teatro Vagas: 296 pessoas

Potiche

Faz tempo que não falo sobre cinema então lá vai minha sugestão do dia: "Potiche" com Catherine Deneuve e Gérard Depardieu.
Um grande amigo assistiu a pré- estréia em Londres com direito a entrevista com o diretor e atores depois. Ele adorou o filme e pelo que eu vi no trailer, também vou gostar.
A Catherine Deneuve com aqueles "abrigos" da Adidas é tudo!
SINOPSE:
Um homem desprezível só pensa nos negócios, mas não se relaciona bem com ninguém: funcionários, filhos e esposa. Depois de uma greve na fábrica, ele é sequestrado e sua mulher assume o comando da empresa, se mostrando uma mulher com capacidade e dons incríveis de administrar a fábrica melhor do que seu marido fazia.
Informações Técnicas
Título no Brasil: Potiche - Esposa Troféu
Título Original: Potiche
País de Origem: França
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 103 minutos
Ano de Lançamento: 2010
Estréia no Brasil: 24/06/2011
Site Oficial:
Estúdio/Distrib.: Imovision
Direção:
François Ozon

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Desfile Alexandre Herchcovitch - fem. no SPFW (verão 2012)

Não sou fã do Herchcovitch como muitos por aí, mas tenho que falar que o desfile dele ontem foi
muito bacana. Me impressionou como a muito tempo um trabalho dele não fazia.
O povo costuma reverenciar tudo que ele faz e para falar a verdade, eu não acho nada de mais. Claro que é uma opinião pessoal, eu até poderia embasar essa opinião, mas não quero fazer isso agora.
Falando sobre a coleção feminina, verão 2012, achei sensacional. Super feminina, sofisticada, delicada, cores suaves com pontuações de cores mais fortes, tecidos com um ar vintage, silhuetas elaboradas que lembravam os anos 40, 50 e 60. Tudo meio retrô, mas sem apelação.
Superfícies com cortes e construções que lembram o avesso da roupa, com detalhes em corte a fio. Bordados de flores, cristais, guipires, muito bonito mesmo.
Os tecidos eram lindos. Tecidos que ele garimpou pelo mundo, sedas com algodão, malhas e outros tecidos nobres.
Gostei bastante. Difícil escolher as fotos para postar pois tem muita coisa bacana.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Salão Design São Paulo


Gente, começa hoje o Sâo Paulo Fashion Week e junto com ele várias outras atrações estarão acontecendo no Parque do Ibirapuera.
Uma delas é o Salão Design São Paulo, organizado pela Luminosidade acontece de 14 a 19/06 na OCA e recebe 20 galerias de arte e lojas de design selecionadas com curadoria de Maria Helena Estrada pra um evento que faz um mix deexposições, seminários, workshops e venda de edições limitadas de mobiliário, iluminação e objetos.
Pra 1ª edição, os irmãos Campana serão os homenageados e ganham uma mostra com seus trabalhos mais importantes, além de participarem do ciclo de palestras. Dia 15, quarta-feira (15h) é o dia da palestra dos irmãos Campana e que vão debater junto dos designers Mariziu Galante (Itália), Tac Lancman (Israel) temas como “design e arte”, “gestão do design” e “vertentes do design”. Quinta –feira, dia 16, é a palestra de Ingo Maurer, mais conhecido pelo seu trabalho como ligh designer, e, dia 17, é vez de falar Gijs Bakker, um dos fundadores da Droog Design (hoje com um escritório próprio).
A outra mostra que ocupa o lugar será “Transversal Design” da dupla Maurizio Galante e Tal Lancman, que preparou uma exposição que trata da coexistência entre o design exclusivo e aquele que é produzido em escala industrial.
Para quem gosta de design como eu é só se jogar!
Salão Design São Paulo
De 14 a 19/06; das 14h às 22h nos dias de semana, das 12h às 20h nos finais de semana
OCA: av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Parque do Ibirapuera, SP
Informações: contato@designsaopaulo.com.br
Entrada franca

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Um pouco de arquitetura: Studio MK27


Eu estava vendo um programa sobre design e nele vi uma entrevista com o arquiteto responsável pelo mk27, Marcio Kogan e me lembrei que não postei nada sobre ele aqui.
Criado por ele em 2001 em São Paulo, o Studio mk27 conta com uma arquitetura conceitual e uma busca constante em trabalhar com o modernismo brasileiro, formas puras, detalhes limpos, proporções horizontais e uma predileção pelos materiais brutos.
Organizou-se a partir de então uma forma democrática e colaborativa de trabalho, em que cada arquiteto responsável é co-autor de seus projetos, juntamente com Marcio. Nessa organização, a divisão de tarefas é minimizada. Os arquitetos acompanham praticamente todas as etapas do projeto, desde o primeiro contato com o cliente até o acompanhamento de obra. O resultado são projetos extremamente elaborados, desenvolvidos até os menores detalhes, feitos por arquitetos que trabalham como artesãos.
Nessa linha de pensamento, a equipe do mk27 é constituída por arquitetos com uma formação multidisciplinar e ampla. Faz parte da arquitetura, tanto conhecimentos sobre design, programação visual e urbanismo; quanto sobre arte, música, cinema, economia e política.
O Studio já ganhou vários prêmios nacionais e internacionais e conta com colaboradores emvários países do mundo.
Tão bacana que fica difícil escolher as imagens para postar.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Studio Jahara - SP

Brunno Jahara voltou ao Brasil e abriu seu Studio em São Paulo no ano passado.
Jahara trabalha com design multidisciplinar com influências da arquitetura, arte contemporânea e de suas experiências internacionais.
Desenvolve produtos, trabalha com direção criativa, cria instalações, objetos de decoração, acessórios de moda e muitas coisas mais.
Acho bem interessante o trabalho dele.

domingo, 5 de junho de 2011

Vicentina - hoje último dia!

Ontem fui a Vicentina. Com direito a quentão na Endossa com meu amigo Daniel. Evento idealizado pelo designer Roberto Arad para valorizar o comércio da Rua Vicente Machado em Curitiba. A primeira edição, que aconteceu em fevereiro deste ano, contou com a participação de 3 lojas.
Esta edição reuni 11 dos comércios mais badalados da rua.
Durante o evento, estes 11 estabelecimentos estão recebendo mais de 30 marcas, designers e artistas que estão expondo e comercializando moda, design, acessórios, calçados e muito mais em um roteiro que se estende pela Rua Vicente Machado, desde a Ângelo Sampaio até a Rua Brigadeiro Franco.
Gostei muito dessa proposta. Pena que os Curitibanos não participem muito dessas iniciativas que acontecem na cidade. Estava um frio danado mas valeu.
Quem não foi ontem vá hoje! A Vicentina começa as 14h e vai até as 21h.
Programação de hoje:
Domingo (05/06)
16h Hellfishes – Lamb
17h Duo Noel Lobo e Ricardo Guimarães – JPL Burgers
18h Mônaco Beach – Endossa
18:30h Jazz Walk – Aldo Capote – Artesian e Decormade
19h Jazz Walk – Aldo Capote – Arad

quarta-feira, 1 de junho de 2011

uma colagem minha

Untitled by giorgiagama
Untitled, a photo by giorgiagama on Flickr.

Ronaldo Fraga e o Rio São Francisco. Até o dia 26 de julho.

Gente, quem ainda não foi vá! A exposição do Ronaldo Fraga vai até dia 26 de julho no Pavilhão das Culturas Brasileiras no Parque Ibirapuera. O estilista exibe imagens e peças de roupas inspiradas pelo Rio São Francisco.
Muito bacana.
A mostra é composta pos dez ambientes, cda um com tema diferente contando a história do rio São Francisco por meio de vídeos e de peças da coleção do estilista.
Serviço:
Exposição "Rio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga: cultura popular, história, moda".
Pavilhão das Culturas Brasileiras (próximo ao Museu Afro)
Parque do Ibirapuera
Entrada pelo portão 10
São Paulo / SP
Horário de entrada para visitação:
terça-feira a domingo, das 9h às 17h
(permitida permanência do local até as 18h)
Entrada gratuita

Dá uma olhada no site:
http://saofranciscoronaldofraga.com.br/