domingo, 15 de agosto de 2010

Gainsbourg - o filme

Hoje lendo o email de um amigo que assitiu o filme "Serge Gainsbourg : vie héroïque" em Londres me lembrei que queria postar algo sobre o filme aqui desde que li os comentários por aí.
Serge Gainsbourg, o músico francês autor de “Je t’aime… moi non plus“.
O ator francês Eric Elmosnino é o intérprete do cantor que além de seu talento como compositor, ficou conhecido por suas belas amantes, como Brigitte Bardot e Jane Birkin, com quem teve uma filha, a cantora e atriz Charlotte Gainsbourg. A modelo Laetitia Casta (Astérix & Obélix Contra César) é Bardot, enquanto a atriz Mylene Jampanoï (Rios Vermelhos 2 - Os Anjos do Apocalipse) interpreta a última amante de Gainsbourg, Bambou, e Anna Mouglalis (A Teia de Chocolate) faz a cantora francesa Juliette Greco, que colaborou com o cantor por muitos anos. O longa retrata a vida de Gainsbourg desde sua juventude nos anos 40, em uma Paris ocupada pelos nazistas, até quando ele se torna um artista reconhecido. "Serge Gainsbourg : vie héroïque" será a estréia do quadrinista francês Joann Sfar como diretor de cinema.
O filme estreou nos EUA em abril e ainda não tem data confirmada pra chegar no Brasil.
A Lilian Pacce colocou no blog no final de julho os 4 motivos para se assistir o filme e são eles:
"1. Anna Mouglalis: a atriz que encarna Coco Chanel em “Coco Chanel & Igor Strawinsky“ faz o papel de Juliette Gréco.

2. Sara Forestier é France Gall e Lucy Gordon (que morreu, bem jovem, durante a pós-produção) é Jane Birkin – mas se você quer um ícone do pop francês de hoje encarnando um ícone do pop francês de sempre, voilá: Laetitia Casta será Brigitte Bardot! Uma ligação entre as duas é o fato da imagem do busto de Marianne, a personificação do espírito da República Francesa, já ter sido inspirado em B.B. e, mais recentemente, em Laetitia!

3. O figurino do filme é assinado por Pascaline Chavanne e deve estar superfashion, já que Serge teve seu auge nos anos 60. Pascaline também já fez “8 Mulheres” em 2002 – ou seja, já vestiu Catherine Deneuve, Isabelle Huppert, Fanny Ardant… vestir uma Brigitte Bardot cover deve ter sido fichinha.

4. A trilha. Claro que vai ter muito Serge Gainsbourg pra ouvir. Pra quem ainda não conhece direito a obra dele, é um prato cheio – e pra quem conhece também!"
O comentário do meu amigo: "Fomos ver “Gainsbourg”, que é um filme MARAVILHOSO, confessadamente não uma biografia: o subtítulo original é “Vida Heróica” (aqui, deram o subtítulo “Je t’aime, moi non plus”... !!!! ), o que já diz tudo; e para deixar mais claro ainda, nos créditos não é “um filme”, mas “um CONTO” de Joann Sfar... Não perca de jeito nenhum. (E o ator que faz o Gainsbourg é impressionante...) ".
Não coloquei tudo que ele me escreveu, mas se ele deixar posto depois.
E então? Não dá vontade de correr para o cinema?

Nenhum comentário:

Postar um comentário