quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Já diziam "Rei morto, rei posto" - Chanel e Lagerfeld

Vendo o desfile de inverno/2011 do Karl Lagerfeld para a Chanel e aquele leão enorme na passarela me ocorreram alguns pensamentos. Sei que o leão foi uma homenagem pois Leão era o signo de Chanel e a escultura foi reproduzida de uma estátua que ela tinha no seu apartamento.
Estou para fazer esse comentário a um tempo. Dou aula de História da Indumentária e sempre que vejo um desfile da marca Chanel fico pensando e acabo não comentando.
Todos os blogs e sites de moda ovacionaram o cenário. Não sei, mas o que me parece é que as pessoas simplesmente não se sentem a vontade de criticar, não tem mais senso critico a respeito de nada ou simplesmente repetem o que os outros dizem. Por mais que a marca seja Chanel e que o responsável seja Karl Lagerfeld, eu achei bem cafona. Tenho que ser sinsera.
E por tudo que já li sobre Chanel, a Coco Chanel, não a marca, a pessoa, acho meio difícil, se ela fosse viva, dela gostar disso também.
Chanel lutou para libertar as mulheres criando roupas simples e de materiais até então considerados de segunda linha ou não nobres. Foi uma mulher a frente do seu tempo. Claro que a marca cresceu e nos dias atuais é uma das grandes labels da alta costura e também do prêt-à-porter e claro também, que as coisas no mercado da moda mudaram, mas, como disse antes, não posso deixar de pensar nisso tudo.
Lagerfeld é a cabeça da marca Chanel agora, mas quando vejo um desfile da marca, sempre penso nessas coisas e na Coco. O que ela teria achado?
Ele faz coisas maravilhosas, não sei se com a cara da Chanel, mas como o título do post diz: rei morto, rei posto.
Mais um comentáriozinho: falando do gosto pessoal do Lagerfeld, acho aquelas roupas que ele usa as vezes, um tando, um..., a palavra que me vem a cabeça é: cafona.

2 comentários:

  1. Hum.... não sei se isso é um comentário e uma discussão que a gente possa ter por aqui, mas...

    Voce só colocou o Leao como sendo Cafona ? Por que ? o que tem de cafona na figura do pobre animal ?

    A Grandiosidade da escultura ? O Contraste entre o elemento e a arquitetura do Grand Palais?

    O que exatamente é cafona ?

    As roupas do nosso querido Lagerfeld , isso sim....mas o Leao ?

    ResponderExcluir
  2. As roupas do Lagerfeld, claro! É só olhar a foto dele com a Lohan. Digo as roupas que ele usa, não as que ele desenha.
    Quanto ao leão, acho desnecessário. Sei que os desfiles dele se tornaram mais um evento em que todos esperam que ele se supere, sendo que o penúltimo teve muitas criticas negativas, mas acredito que seja uma forma de tirar a atenção do que realmente interessa que são as roupas, a coleção.
    Claro que usar um cenário bacana nos desfiles já leva o espectador a "entrar" na idéia que o estilista quer passar, faz o expectador entrar "no clima", mas continuo achando aquele leão um exagero e acho também que o Lagerfeld não tem muito haver com a "alma" da Chanel, mas enfim, atualmente tudo meio que virou um circo, não?

    ResponderExcluir