quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A noite dos desesperados

Um dia desses eu estava vendo um documentário sobre moda e o Alexander McQueen, que era um cinéfilo, comentou que gostava muito desse filme "A noite dos desesperados" direção do Sydney Pollack, e fiquei curiosa pois não me lembrava se já tinha assistido ou não.
Olha, a Jane Fonda está o máximo!
Durante a Grande Depressão ocorrida nos anos 1930 nos Estados Unidos da América, uma imensa maioria da população carecia de uma vida digna, sofrendo com o desemprego. Foi nessa época que, entre outras oportunidades inusitadas, apareceram os concursos de dança, que testavam ao extremo a resistência dos competidores em troca de comida, roupas e alguns míseros trocados. O filme mostra o lado psicológico de um grupo de pessoas após sofrerem um grande choque. A desumana maratona de dança premiava o casal que resistisse por mais tempo na pista, mesmo que isso representasse a morte para o vencedor. O filme é baseado no romance de Horace McCoy “They Shoot Horses, Don’t They?”, e que em português foi traduzido como “Mas não se Mata Cavalos?”, escrito em 1935. Foi recordista em indicações ao Oscar entre os filmes que não receberam indicação na categoria de Melhor Filme. Naquele ano os indicados foram BUTCH CASSIDY; HELLO, DOLLY!; ANA DOS MIL DIAS; Z (produção grega de muito sucesso) e PERDIDOS NA NOITE (o vencedor). A NOITE DOS DESESPERADOS recebeu 9 indicações, entre elas Melhor Diretor (Sydney Pollack); Melhor Atriz (Jane Fonda, que perdeu para Maggie Smith “A Primavera de uma Solteirona”); Melhor, Allyn Ann McLerie, Madge Kennedy, Jacquelyn Hyde, Felice Orlandi.
Vale a pena conferir.
Ah! Quanto ao McQueen, ainda não sei se ele gostava do filme pelo tema em si, ou também, pelo figurino dos anos 20. Acho que era o desepero.
Dêem uma olhada no desfile da coleção primavera/verão 2004 dele que foi inspirada nesse filme: http://www.youtube.com/watch?v=K5TSvDXznX8 .
Sensacional!

Título no Brasil: A Noite dos Desesperados
Título Original: They Shoot Horses, Don't They?
País de Origem: EUA
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 120 minutos
Ano de Lançamento: 1969
Direção: Sydney Pollack
No Youtube:

Nenhum comentário:

Postar um comentário